sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Presidente da França lamenta morte de Oscar Niemeyer

François Hollande lembrou 'relação especial' do arquiteto com o país.
Brasileiro projetou cerca de 20 prédios na França.

 


Recebe o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza. No Pavilhão do Brasil, é realizada uma exposição sobre sua obra
"Não existe arquitetura bonita ou feia. Existe arquitetura boa e ruim"
Da EFE com G1
O presidente da França, François Hollande, lamentou ontem, quinta-feira (6) a morte do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, ocorrida na véspera no Rio.
"Niemeyer tinha uma relação especial com a França", disse o chefe de Estado francês em comunicado no qual deu condolências a sua família e ao Brasil.
O "arquiteto de sonho tornado real", como o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, o definiu, se exilou nos anos 1970 na França, onde projetou cerca de 20 edifícios, entre os quais estão a sede do Partido Comunista na praça Colonel Fabien em Paris e o Centro Cultural Le Havre.
Niemeyer atravessou o século XX com "ousadia, brilhantismo e perseverança" e disseminou a "universalidade de sua mensagem de Brasília a Nova York, de Belo Horizonte a Paris", disse Ayrault.
Além disso, o primeiro-ministro lembrou que o arquiteto, membro do Partido Comunista, "jamais renunciou a seus ideais", algo que também destacou o secretário nacional do PC francês, Pierre Laurent, ao elogiar um homem "extraordinário" capaz de unir sua criatividade e seu compromisso político.
Laurent anunciou nesta manhã que realizará uma Jornada de Portas Abertas em homenagem ao arquiteto na sede do partido "a fim de permitir aos franceses e aos parisienses admirar sua obra, a melhor homenagem que poderia ser feita a ele".
A ministra da Cultura francesa, Aurélie Filippetti, elogiou as "curvas livres e sensuais, a maleabilidade e a poesia do concreto armado" que caracterizaram as obras do arquiteto, cuja assinatura era "reconhecível entre todas".

Adendo do blog rafaelrag. Uma das belas obras de  Oscar Niemeyer na Paraíba 


Oscar NiemeyerFoto: Oscar Niemeyer/ Estação Ciência
Créditos: Arte/Portal Correio


Nasce no Rio, em 15 de dezembro, filha de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida.
Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida.
"
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário