quinta-feira, 28 de março de 2024

Professores e funcionários do IFPB aderem à Greve Nacional

 


Foi aprovada, na última  terça-feira (26), em Assembleia realizada no Campus IFPB João Pessoa, com 263 votos favoráveis, a adesão dos Institutos Federais da Paraíba à greve nacional dos servidores administrativos e docentes federais, que terá início no dia 3 de abril. Segundo a SINTEFPB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba), o Comando de Greve, se organizará após o dia 3 de abril, com a greve deflagrada. “Durante toda esta quarta (27) teremos mais assembleias nos campi. Já consideramos deflagrada a greve porque uma vez que João Pessoa aprova, por ser o maior campus, já se define o restante. Até agora já foi aprovada em 8 campi”, declarou o Sindicato através de nota.

Picuí, Patos, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Monteiro e João Pessoa, fazem parte dos 8 campis paraibanos que já aderiram à greve. A votação contou com 263 votos favoráveis à greve, 15 votos contrários e 06 abstenções. Ainda serão realizadas outras assembleias de base do SINTEFPB, porém, todas realizadas até o momento tiveram a aprovação massiva dos profissionais.

Reivindicações dos servidores


As reivindicações dos servidores são pela Reestruturação das Carreiras de Técnicos e Docentes, recomposição salarial, revogação de todas as normas aprovadas pelos governos Temer e Bolsonaro e a recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

NOTA DO IFPB-Reitoria se manifesta acerca das deliberações sobre a greve

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba vem a público se manifestar a respeito do indicativo de greve aprovado em assembleias organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB). Reafirmamos que o direito à greve é Constitucional, cabendo às entidades de classe garantir a interlocução com o governo. E cabendo ao governo ampliar o diálogo e oferecer alternativas ao conjunto de servidores mobilizados para a greve. Reconhecemos a legitimidade e urgência das reivindicações que têm pautado o movimento paredista. Ao mesmo tempo em que compartilhamos a mesma aflição pelo desmonte do qual a rede federal foi alvo nos últimos anos. Também manifestamos nossa preocupação sobre os efeitos extensivos de uma greve no percurso formativo dos nossos estudantes. Nesse sentido, enfatizamos a importância do diálogo entre os segmentos e nos comprometemos em realizar o acompanhamento e a gestão da necessária reposição das atividades que eventualmente venham a ser suspensas. Destacamos ainda que o Governo Federal já instaurou um Grupo de Trabalho, há meses, para dialogar estas questões com as representações sindicais e acreditamos que o pleito está sendo analisado em sua seriedade. De nossa parte, garantimos aos servidores que: a gestão manterá um canal de negociação e diálogo permanente com o Sindicato; a gestão encaminhará junto às instâncias superiores as reivindicações de técnico-administrativos e de docentes; a gestão irá garantir o direito à manifestação e à reivindicação dos trabalhadores da educação. Destacamos que a valorização dos servidores da educação é essencial para o desenvolvimento do país e que a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade é uma causa que une a todos nós.

Nessa mesma perspectiva, o Conselho Superior (Consuper) do IFPB, que é composto por representantes de todos os segmentos da instituição e da comunidade externa, aprovou por unanimidade moção de apoio a mobilização organizada pelos servidores. Cordialmente, Mary Roberta Meira Marinho - reitora do Instituto Federal da Paraíba /25 de março de 2024

oblogdepianco.com.br

Blog rafaelrag

Um comentário: