terça-feira, 12 de março de 2024

XVII Encontro de Extensão Universitária da UFCG continua em Cuité, nesta terça, 13

 

Adendo do blog rafaelrag. As apresentações de trabalhos do XVII encontro de extensão da UFCG continuam nesta terça-feira em Cuité e amanhã, 14,  acontecerá a mesa redonda sobre o ensino de Física, às 14:45h, na UFCG, campus Sumé. A bolsista quilombola Ednalva Nascimento irá apresentar o seu trabalho na quarta-feira, 13, às 14h. Ela é do quilombo Caiana  dos Crioulos de Alagoa Grande e é concluinte do curso de educação do campo da UFCG, campus Sumé.

Destacando a importância da extensão universitária para a formação acadêmica e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a pró-reitora Gisetti Corina abriu na manhã de ontem segunda-feira, dia 11, em solenidade realizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus sede, a 17ª edição do Encontro de Extensão Universitária da UFCG (Enex 2024).

 


"São várias as entregas e eu acho que esse é o momento da gente falar da potência que é a Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão”, salientou, citando ações como o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), a Universidade Aberta à Terceira Idade, o Núcleo de Artesanato, além do projeto Propex Itinerante, com o qual, segundo a pró-reitora, "foram quebrados os muros da universidade, gerando-se um diálogo importante com a comunidade acadêmica e construindo-se vínculos com todos os 11 centros da instituição”.

 

Em sua fala, o reitor Antônio Fernandes reforçou a necessidade de se avançar nas pesquisas e de se ampliar a interação com a sociedade. “É para isso que a UFCG foi criada e desmembrada. É esta a universidade que a gente quer, comprometida com a sociedade; não só na formação acadêmica, colocando novos profissionais no mercado, mas fazendo com que a sociedade entenda que somente juntos nós podemos avançar, como numa via de mão dupla”, ressaltou.

 

A cerimônia de abertura do Enex 2024 também contou com apresentação musical e a realização de duas mesas redondas. Em uma delas, o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Moisés Santana, abordou o tema Extensão Universitária, arte e cultura: desafios e caminhos possíveis para indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na outra, o convidado foi o diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Felipe Addor.

 

A programação do Enex segue até 19 de março em todos os campi da instituição. Serão apresentadas, ao todo, 314 atividades (projetos de prestação de serviços, eventos, cursos ou oficinas), que contam com a participação de mais de 500 extensionistas vinculados aos programas de Bolsas de Extensão (Probex e Probex EBT), de Arte e Cultura (Funarte/UFCG) e às atividades de extensão vinculadas à Chamada de Fluxo Contínuo (Fluex) no ano de 2023.

 

Confira aqui a programação completa.

 

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

(Ascom UFCG)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário