quinta-feira, 28 de março de 2024

PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIA E SUAS TECNOLOGIA II, NESTA QUINTA, 28

 

Aula 15 da disciplina de Prática de Ensino em Ciência a Natureza II.

CES-UAFM-UFCG-PRIMEIRA AVALIAÇÃO

PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIA E SUAS TECNOLOGIA  II

PROF. Dr.  Rafael de Lima Rodrigues                                    Período 2023.2


ALUNO(a):_____________________________________ Data: 28 de março de 2024

1) Vamos iniciar com a famosa indagação: A Física é um bicho papão? A resposta é sim, para quem leciona sem a contextualização da disciplina com o cotidiano do aluno e a realidade regional, não permitindo, ainda, ao educando estabelecer relações da Física com outros saberes. O que temos visto é o professor impondo uma parafernália de equações para o aluno ter que decorar e aplicar nas soluções de problemas descontextualizados. Não há quem diga que é bom, mas poucos são os professores interessados em mudanças, dizendo que não tem tempo porque precisam exercer outras atividades para sobreviver. Distinguir a contextualização da interdisciplinaridade em eletrostática e capacitores?



2) O vestibular 2007 da UFCG trouxe questões contextualizadas e incluiu pela primeira vez questões sobre Física moderna, exigindo a aplicação do raciocínio lógico do aluno, beneficiando o aluno que não memoriza apenas as fórmulas. Há uma prática semelhante no vestibular da UNICAMP, que procura selecionar alunos que saibam ler e interpretar enunciados, lidar com gráficos, raciocinar, argumentar e propor soluções dos problemas de forma clara e bem articulada, além de dominar adequadamente as principais formas de linguagem. Quais são as maiores dificuldades que o aluno tem no terceiro período do Curso de licenciatura Plena em Física da UFCG-Cuité?
Leia mias

3) Atualmente se busca a vinculação da função da escola e da ciência com a formação do cidadão. Qual a importância do papel da Formação do Licenciado em Física em si mesmo e para a sociedade?

4) De um modo geral poderíamos dizer que o planejamento é uma previsão metódica de projetos e seus objetivos. Após escolhermos o tema objeto de estudo devemos responder as seguintes questões: o que fazer? Como fazer? O que você pretende fazer em parceria com os professores de outras disciplinas? A pergunta chave, como incentivar o aluno a estudar Física com mais determinação? É necessário trabalhar sempre a conscientização do aluno, despertando-o a motivação para estudar. O planejamento deve ter como objetivo principal metas para desenvolver o espírito crítico dos educandos e educadores, o que refletirá em indivíduos pensantes. Fazer um plano de aula teórica ou prática sobre um sub-tema da Eletrostática, capacitores, resistores e corrente elétrica. Cada aluno deve escolher o seu tema.

5) O ato de criticar e dar opiniões devem ser profundamente adotados pelo educando durante sua formação, pois a partir das dúvidas se descobrem novos conhecimentos.

Os objetivos gerais e específicos do seu planejamento devem estar de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e os PCNEM+, a Lei de Diretrizes e Bases para o Ensino Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Como a Prática de Ensino II deve acima de tudo, mostrar ao aluno, futuro professor, o caminho para uma boa reflexão? Dizer qual é a classificação das áreas de conhecimentos no PCN+?




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