Clique no link da Rádio PiemonteFM. Ultrapassamos a marca de 2 milhões e MEIO de acessos. Obrigado pela divulgação de nosso portal de notícia. Contato por email rafael@df.ufcg.edu.br. Agradecemos a todos pela participação, tendo como o único editor o professor Rafael Rodrigues da UFCG, Cuité-PB. Programa informativo GEMAG, aos domingos, 12:30h às 14h, na rádio PiemonteFM, transmitido por este blog. .
83-996151111-tim e WhatsApp ou 83-991838699-claro. Rádio PiemonteFM 993808301.
Aula 8- Introdução à Pesquisa em Física-Onda de Matéria-Professor Rafael, nesta sexta, 22
A altura do som está relacionada com a frequência, ou seja, se a frequência for grande significa som alto. O volume está associado a amplitude da onda. A Intensidade da onda sonora grande significa som forte, amplitude grande e volume alto. Quando o som é fraco, a amplitude é pequena e o volume fica baixo.
Veja o vídeo.
Dando continuidade ao conteúdo de onda, ministrado pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta sexta-feira, 2 de junho, com destaque para a frequência em ondas estacionárias.
Questão do ENEM 2013. A Ola Mexicana.
As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com uma das extremidades fixa. O objetivo principal é determinar a frequência própria de um diapasão.
Os matemáticos D'Alambert, Lagrange, Bernoulli e Euler deduziram a velocidade de uma onda na corda, sendo dada por
v=(𝟊/𝞵)¹/²
sendo 𝟊 a tensão na corda e
𝞵=m/L
a densidade linear.
Considere uma corda com as das extremidades fixas. O comprimento da corda é um numero inteiro vezes meio comprimento de onda, o seja,
A frequência é o inverso do período T, f=1/T. A equação da velocidade de uma onda é dada por
v=𝜆/T= f𝜆,
vemos que a velocidade é igual a frequência vezes o comprimento de onda.
A supersimetria(SUSY) em teoria de campos é uma transformação que relaciona os dois grupos de partículas bosônicas de spin inteiro e fermiônicas de spin semi-inteiro. A mecância quântica supersimétrica começou com o trabalho de Witten(1981), introduzindo uma representação das supercagas que fornece o operador Hamiltoniano da equação de Schödinger.
No vídeo abaixo, o professor Rafael destacou também a importância da contribuição de Maxwell em perceber que a lei de Ampere estava incompleta, faltando o termo com o campo elétrico dependente do tempo, que é denominado de corrente deslocamento de Maxwell, resultando na espetacular teoria de unificação da eletricidade, magnetismo e óptica, denominada de equações do eletromagnetismo ou teoria eletromagnética.
As quatro equações hoje são denominadas de equações de Maxwell(1865). Com a contribuição de Maxwell, ambos campos elétrico e magnético passaram a satisfazer a equação de onda. A comprovação da luz sendo uma onda eletromagnética se propagando com a velocidade no vácuo de c=300.000km/s, ocorreu com a medida das ondas de rádio em laboratório por Hertz, no final do Século XIX.
Do pondto de vista da Física quântica, a partícula bosônica mediadora da interação eletromagnética é o Fóton de spin 1. Veja o vídeo.
Minicurso 7
Simetria Dinâmica de Sistemas Quânticos.
Prof. Dr. Rafael de Lima Rodrigues. (UFCG/CUITÉ)
Sala: 308 (CA1)NOITE
Local: Auditório do CFP
Mesa Redonda
Saberes da Física: Transversalizando Teorias e Práticas.
Um pouco sobre a Teoria ondulatória para a Partícula
O Franês De Broglie propôs, em sua tese de doutorado, em 1923, que assim como a Luz se propagando se comporta como uma onda e quando interage com a matéria se comporta como se fosse composta de partícula(Fóton, no efeito fotoelétrico), uma partícula poderia ter um comprimento de onda, dado por
λ=h/p,
sendo h a constante de Planck,
p=mv,
massa vezes a velocidade, denominado de momento linear ou quantidade de movimento.
A ideia de De Broglie foi a seguinte. Assim como existe a dualidade onda-partícula para a Luz, na Natureza pode existir uma partícula com as propriedade de interferência e difração, tendo um comprimento de onda igual a constante de Planck(h) dividida pelo momento linear (p=mv).
Nenhum comentário:
Postar um comentário