sexta-feira, 22 de março de 2024

Aula 8- Introdução à Pesquisa em Física-Onda de Matéria-Professor Rafael, nesta sexta, 22


A altura do som está relacionada com a frequência, ou seja, se a frequência for grande significa som alto. O volume está associado a amplitude da onda. A Intensidade da onda sonora grande significa som forte, amplitude grande e volume alto. Quando o som é fraco, a amplitude é pequena e o volume fica baixo.

Veja o vídeo.

Dando continuidade ao conteúdo de onda, ministrado pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta sexta-feira, 2 de junho,  com destaque para a frequência em ondas estacionárias.

Questão do ENEM 2013. A Ola Mexicana.



As ondas estacionárias podem ser reproduzidas em uma corda com uma das extremidades fixa. O objetivo principal é determinar a frequência própria de um diapasão.

Os matemáticos D'Alambert, Lagrange, Bernoulli e Euler deduziram a velocidade de uma onda na corda, sendo dada por
v=(𝟊/𝞵)¹/²

sendo 𝟊 a tensão na corda e 

𝞵=m/L 

a densidade linear.

Considere uma corda com as das extremidades fixas. O comprimento da corda é um numero inteiro vezes meio comprimento de onda, o seja, 




 



A frequência é o inverso do período T, f=1/T. A equação da velocidade de uma onda é dada por 

v=𝜆/T= f𝜆, 

vemos que a velocidade é igual a frequência vezes o comprimento de onda.

A supersimetria(SUSY) em teoria de campos é uma transformação que relaciona os dois grupos de partículas bosônicas de spin inteiro  e fermiônicas de spin semi-inteiro.  A mecância quântica supersimétrica começou com o trabalho de Witten(1981), introduzindo uma representação das supercagas que fornece o operador Hamiltoniano da equação de Schödinger. 


No vídeo abaixo, o professor Rafael  destacou também a importância da contribuição de Maxwell em perceber que a lei de Ampere estava incompleta, faltando o termo com o campo elétrico dependente do tempo, que é denominado de corrente deslocamento de Maxwell, resultando na espetacular teoria de unificação da eletricidade, magnetismo e óptica, denominada de equações do eletromagnetismo ou teoria eletromagnética. 

As quatro equações hoje são denominadas de equações de Maxwell(1865). Com a contribuição de Maxwell, ambos campos elétrico e magnético passaram a satisfazer a equação de onda. A comprovação  da luz sendo uma onda eletromagnética se propagando com a velocidade no vácuo de c=300.000km/s, ocorreu com a medida das ondas de rádio em laboratório por Hertz, no final do Século XIX. 

Do pondto de vista da Física quântica, a partícula bosônica mediadora da interação eletromagnética é o Fóton de spin 1.

Veja o vídeo.
Minicurso 7

Simetria Dinâmica de Sistemas Quânticos.
Prof. Dr. Rafael de Lima Rodrigues. (UFCG/CUITÉ)
Sala: 308 (CA1)NOITE
Local: Auditório do CFP

Mesa Redonda

Saberes da Física: Transversalizando Teorias e Práticas.
Prof. Dr. Rafael Alves de Oliveira (UFRPE)
Profª. Drª. Analine Pinto Valeriano Bandeira (IFPB)
Mediador: Prof. Me. Gustavo de Alencar Figueiredo
(professor da Escola Técnica de Enfermagem do CFP-UFCG)

Mais informações da programação completa na página do evento.
Supersimetria (SUSY) em teoria quântica de campos

Um pouco sobre a Teoria ondulatória para a Partícula 

 O Franês De Broglie propôs, em sua tese de doutorado, em 1923, que assim como a Luz se propagando se comporta como uma onda e quando interage com a matéria se comporta como se fosse composta de partícula(Fóton, no efeito fotoelétrico),  uma partícula poderia ter um comprimento de onda, dado por 

λ=h/p, 
sendo h a constante de Planck, 
 p=mv, 

massa vezes a velocidade, denominado de momento linear ou quantidade de movimento.
A ideia de De Broglie foi  a seguinte. Assim como existe a dualidade onda-partícula para a Luz, na Natureza pode existir uma partícula com as propriedade de interferência e difração, tendo um comprimento de onda igual a  constante de Planck(h) dividida pelo momento linear (p=mv).


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário