quinta-feira, 22 de outubro de 2020

NEPFARMA Integra Rede Nacional de Combate à Desinformação

No dia 13 de  outubro de 2020, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Farmacêutico (NEPFARMA) representado pela coordenadora Profa. Dra. Camila de Albuquerque Montenegro juntamente com o graduando em Farmácia Davi Azevedo Ferreira (Bolsista PIBIC-CNPq) estiveram reunidos com a coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RCND) a Ana Regina Rêgo (pós-doutora em ciências sociais aplicadas pela UFRJ e presidenta da SOCICOM-Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Ciências da Comunicação) com o intuito de apresentar o projeto de Iniciação Científica "ANÁLISE DA DISSEMINAÇÃO E DO IMPACTO DAS FAKE NEWS SOBRE A SAÚDE COLETICA".

O referido projeto é fruto da Equipe de trabalho composta pelos professores doutores Camila Montenegro e Egberto Carmo, pela farmacêutica egressa do CES Nathália Oliveira e graduandos em Farmácia Davi Ferreira e Anna Lara Pimenta, que surgiu após a verificação da ocorrência das fake news sobre as vacinas.

A pesquisa analisará a repercussão da infodemia sobre a vacinação dos indivíduos, a COVID-19 e o uso de medicamentos, bem como o impacto nas redes de prestação de saúde e proporá alternativas para reduzir a criação e compartilhamento das FN.

Os pesquisadores visualizam a oportunidade de ingresso à RNCD como uma construção de networking para ampliação de conhecimentos e colaborações interprofissionais neste momento de tamanha necessidade de esclarecimentos de informações que, rapidamente, são veiculadas, seja de maneira intencional para promover ignorância, seja de forma não intencional, sendo, assim, repassadas devido às crenças populacionais enraizadas.

Davi, Anna Lara, Nathalia, Camila e Egberto têm a expectativa de coletar 2500 respostas ao instrumento de coleta de dados via Google forms, que estará disponível até MAI/2021. Ressalta-se que no primeiro dia de veiculação foram obtidas 217 respostas.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da UFCG.

Para participar e acompanhar as trocas de informações visando a conscientização sobre a temática das fake news, siga os instagrans: @nepfarma_ufpb e @fake_in_off








Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário