quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Professor Rafael ministra Mini-curso sobre simetria dinâmica de sistemas quânticos na 3a. Semana de Física do CFP-UFCG, em Cajazeiras



O professor Rafael Rodrigues UFCG campus Cuité, que lecionou por 16 anos no centro de Formação de Professores (CFP) do então campus V da UFPB e após o desmembramento da UFPB em  UFCG, campus Cajazeiras, ministrou um Mini-curso sobre simetria dinâmica de sistemas quânticos na III semana de Física do CFP-UFCG, em Cajazeiras.

O evento iniciou na segunda-feira e terminou terça-feira, 12 de novembro. Devido a falta de apoio para os cursos de Licenciatura, não foi possível disponibilizar diárias e passagens para a maioria dos docentes. O professor Sérgio Rezende, ex-ministro de ciências e tecnologia,  recebeu diária. Este, após ministrar uma excelente palestra de abertura do evento, no auditório do CFP supermercado, teve que ouvir as reclamações dos professores participantes de que desde a época em que ele foi Ministro da ciência e tecnologia, continua a fase de descaso do CNPq com os cursos de Licenciatura e a educação básica. Será que vai melhorar com a gestão do atual Ministro da ciência e tecnologia Marcos Pontes? O professor Sérgio Rezende respondeu dizendo que acredita no potencial do ministro Marcos Pontes, mas devido os cortes temporários no orçamento das universidades, mesmo aparentemente ter voltado ao normal ele ver um futuro incerto na preservação dos investimentos educação. O professor Rafael registrou que ele sempre dizia a mesma coisa quando o encontrava, nos eventos de Física, parabéns por você ter vindo de Cajazeiras para participar. Mas, nunca fez algo concreto para ajudar os cursos de graduação de Licenciatura.

O momento em que passa o Brasil exige que trabalharmos em busca de um novo formato de desenvolvimento do tripé social, científico e tecnológico.

Veja os vídeos do mini-curso sobre simetria de sistemas quânticos. 
Em seu Mini-curso, o professor Rafael Rodrigues fez um panorama geral da física clássica e quântica, destacando a simetria e a Supersimetria.

Novos potenciais isoespectrais via a supersimetria em mecânica quântica, ministrado pelo professor Rafael em uma escola de inverno do CBPF http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/mo00204.2011_01_19_11_23_13.pdf


Na última parte, o professor Rafael  mostrou a eficácia da técnica algébrica de Supersimetria em mecânica quântica(Witten, 1981), apresentando o método engenhoso de Sukumar(1985), para deduzir os autovalores de energia de potenciais  exatamente solúveis em mecânica quântica.

As estudantes bolsistas Quilombolas Ednalva Josefa, Daiane Lima e Simone Santino(Curso de Licenciatura em educação do campo da UFCG, campus Sumé)  fizeram a inscrição presencial na coordenação do curso de Licenciatura em Física do CFP-UFCG. O quilombola Onildo Alves do curso de Licenciatura em Física da UFCG campus Cuité, que acabara de chegar do Rio de Janeiro, aceitou a proposta do Professor Rafael Rodrigues de dividir as despesas e levou e trouxe as universitárias Quilombolas do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Como no alojamento não tinha colchão e as quilombolas não sabiam que tinha de levar, o professor Rafael pagou a diária de R$180 no Hotel Sossego, no centro da cidade de Cajazeiras,  tendo direito a ar-condicionado, TV, banheiro e café da manhã.   Na volta, o quilombola Onildo, deixou o professor Rafael Rodrigues em Campina Grande e levou as jovens Quilombolas em Sumé. Parabéns.
Neste vídeo, vemos Onildo Alves(graduando do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité),  desvendando a importância da Física, mãe de todas as ciências. Ele tinha estudado somente até o 3o. Ano do ensino fundamental, fez o ENCCEJA e conseguiu os certificados do ensino fundamental e médio.
Veja mais imagens














                                                                  Noite de Lua cheia











Matérias relacionadas,

Mini-curso de SUSY em MQ, ministrado pelo professor Rafael Rodrigues, na UESB, em 2018. https://rafaelrag.blogspot.com/2018/07/professor-da-ufcg-ministra-minicurso.html

Resumo de um trabalho sobre SUSY, na SBPC-2005

http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/senior/RESUMOS/resumo_3602.html


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário