sábado, 16 de novembro de 2019

Inaugurada a Biblioteca Edite do Côco no Quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande

Um momento histórico para a comunidade remanescente do quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande. A mestra da cultura do estado dona Edite foi homenageada ontem, 15 de novembro,  com a Biblioteca da escola quilombola Firmo Santino tendo o seu nome, Biblioteca Edite do Côco.

Além de Dona Edite, compareceram também o diretor e a diretora adjunta da escola quilombola Firmo Santino Manuel Irineu e Marinélia, presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos Ednalva Rita, agente de saúde Elza, Nilza do Assentamento Maria da Penha II, Bibiu do Jatobá, ex- secretaria municipal de educação Mônica Cavalcante, os universitários quilombola Onildo Alves( curso de Licenciatura em Física, UFCG, campus Cuité) e Ednalva Josefa(Educação do Campo, UFCG, campus Sumé), professores e Rafael Rodrigues e Kristorferson, professor Jair do movimento Negro de Campina Grande, a pós graduanda Luciene Tavares(UEPB), professoras Maria das Dores, Marlene Brito e Lúcia Júlio, instrutor de capoeira Totinha, mestre de capoeira Casinha, Antônio Lima do conselho de agricultura do município de Alagoa Grande, entre outros.



Veja o vídeo com as falas do diretor Irin, ex- secretaria municipal de educação Mônica Cavalcante, professor Rafael Rodrigues  e o professor Jair do movimento Negro de Campina Grande.

Veja mais imagens







Professor Kristorferson e família comemorou o aniversário de sua mãe Lulu no restaurante quilombola Rita de Chicó.






Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. Fiz a doação de quase 100 livros e ainda doei a estante da minha própria casa para homenagear Dona Edite do Coco. Idealizei essa biblioteca e posso dizer que foi um dos maiores feitos da minha luta contra o racismo na Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. Fiz a doação de quase 100 livros e ainda doei a estante da minha própria casa para homenagear Dona Edite do Coco. Idealizei essa biblioteca e posso dizer que foi um dos maiores feitos da minha luta contra o racismo na Paraíba.

    ResponderExcluir