quarta-feira, 20 de novembro de 2019

I Oficina de Birimbau em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande

Quilombolas Caianistas Paulinho e Totinha com o mestre casinha.

A I Oficina de Birimbau para os Quilombolas Caianistas dos Crioulos será coordenada  pelo instrutor de capoeira, Caianista Totinha.
A primeira oficina de Birimbau para os caianistas do Quilombo Caiana dos Crioulos iniciará na próxima sexta-feira, 22, às 17h e terminará no sábado. Terá também instruções de como tocar Pífano, zabumba, trança-afro, entre outras. A oficina será financiada pelo governo do estado da Paraíba.

Qual data é mais importante, 13 de maio ou 20 de novembro?

Nesta quarta- feira, 20 de novembro,  é comemorado o dia da consciência Negra, em homenagem ao aniversário da morte do guerreiro Zumbi do Quilombo Zumbi dos Palmares de Pernambuco. Zumbi é o símbolo  do movimento negro de resistência. Hoje, 20, é feriado São Paulo e no Rio de Janeiro. Outra data importante na história do movimento negro foi a lei Áurea, decretando o fim da escravidão, assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888. Depois de muito tempo, deixaram de comemorar porque  a lei Áurea foi a consequência do movimento negro contra a escravidão e não um toque de mágica da princesa Isabel.

Acontece que as duas datas são importantes na luta pela consciência Negra. O negro hoje, 20, foi incluído na cota de concurso público do governo do estado, assinado pela governadora em exercício Lígia Feliciano..

Quando será considerado também a cota de 30% para os concursos públicos da prefeitura municipal de Alagoa Grande?

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário