domingo, 24 de novembro de 2019

Governo do Estado Realiza o I Encontro de Quilombolas da Paraíba, no quilombo Caiana dos Crioulos










Governo do Estado Realiza o I Encontro de Quilombolas da Paraíba, no ginásio de esporte da escola quilombola Firmo Santino da Silva no quilombola Caiana dos Crioulos, tendo o apoio da prefeitura municipal de Alagoa Grande.

Quando o professor Rafael Rodrigues chegou, por volta das 12h, Beto do sindicato, Manuella Carneiro e o prefeito Sobrinho não estavam mais em Caiana. A professora Maria das Dores(Neide), o quilombola universitário Onildo Alves do curso de Licenciatura em Física (UFCG, campus Cuité), os vereadores Jailton de Zumbi, Gilberto Marques e Cláudio Barbosa,   tinham participado também somente pela manhã.

Um momento especial para o movimento Negro. Compareceram representantes de 11 Quilombos do brejo e litoral paraibanos. O movimento Negro educa a sociedade e a universidade.

Participaram da comemoração da semana da consciência negra, à tarde, no ginásio de esporte da escola quilombola Firmo Santino da Silva, o secretário de cultura do estado da Paraíba, Damião Ramos, acompanhado dos assessores Bira Delgado e a professora Mariha. Estavam também presentes a mestra da cultura do estado Dona Edite, secretário de cultura do município Marcelo Félix e o vice-prefeito Evaldo Vieira, Francimar acompanhada de seu esposo, a presidente da associação quilombola Caiana dos Crioulos Ednalva Rita, a professora Lúcia Júlia e sua irmã Tereza Júlia, professora Marlene Brito, vereador Edvaldo, deputado Chió de Remígio, Bibiu do Jatobá, diretor Irineu, as bolsistas quilombolas caianistas da UFCG, Ednalva Josefa, Daiane Lima, Simone Santino (Educação do Campo) e Iris (Ciências Sociais), João Montenegro, irmão do ex-prefeito Bôda, Bernardo de Zumbi, Ivanilda Montenegro, coordenadora do CRAS de Caiana, Nado,  entre outros. 


Se apresentaram, à tarde, representantes Quilombolas do Conde, Grilo de Riachão do Bacamarte, o grupo de capoeira Badauê, com Totinha de Caiana, mestre Casinha de Coremas, mestre Macacheira, a bolsista quilombolas Simone Santino e sua irmã Josicleide, entre outros. Grupo Cor da Terra de Caiana dos Crioulos, tendo as participações de meninas quilombolas, sob o comando da pós-graduanda da UEPB Luciene Tavares. Teve também a apresentação do tradicional M grupo de cirandeiras de Caiana dos Crioulos, desencosta da parede, tendo como vocalista Cida de Caiana e sua filha Luciana. Em seguida, às 15h, aconteceu o espetáculo com a atriz de Minas Gerais, Cyda Baú. Por último, se apresentou o grupo de Maracatu de João Pessoa. Como sempre, o professor Rafael Rodrigues, levou brindes e uma cesta básica para os quilombolas.



Neste vídeo, vemos os Irmãos Bruno, Beatriz e Bianca de Caiana dos Crioulos.
Manuela Carneiro e Beto do sindicato, o que eles terão reivindicado ao secretário do estado da Paraíba Damião Ramos, em prol do desenvolvimento da cultura e do turismo de Alagoa Grande?
Secretário Marcelo Félix, Beto do Sindicato, prefeito Sobrinho e o secretário do estado Damião Ramos. 

                                                    José Oliveira e família.




Professores da UEPB da área de Antropologia e Sociologia.
Zezinho, esposo da presidente da associação de Sapé de Julião Lúcia.


Cyda Bahú com Cida de Caiana dos Crioulos.
Estamos editando outros vídeos e imagens. Veja mais imagens.








                                         Professor Rafael e João Montenegro, irmão do ex-prefeito Bôda.







                                                               Mestre Casinha.

































Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário