terça-feira, 20 de novembro de 2012

QUILOMBOLA CAIANA DOS CRIOULOS COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO PRÓXIMO DOMINGO, 25

Dona Edite cantando ao lado professor Rafael, em frente ao teatro, em 20 de novembro de 2011

Dona Edite, comanda um grupo de cirandeiras em Alagoa Grande,  informou ao professor Rafael Rodrigues, que no próximo domingo, 25, será comemorado o dia da consciência negra no quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande. Ela convida a todos para participar das atividades da comunidade para lembrar o dia da consciência negra, 20 de novembro, em homenagem ao Zumbi dos Palmares. Na programação terá palestras, danças e comidas. 

 Governador em exercício Abraham, Dona Edite cirandeira de Caiana dos Crioulos,  
ministro Garibaldi, prefeito Bosco Júnior, no dia da inauguração da agência do INSS de Alagoa Grande, em 9 de abril de 2012.
 

  A LUTA PELOS DIREITOS DA POPULAÇÃO NEGRA CONTINUA. FICA A PERGUNTA POR QUE ALAGOA GRANDE NÃO ESTÁ NA PROGRAMAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA NA COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2012?

Caiana dos Crioulos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caiana dos Crioulos é uma comunidade quilombola localizada no município de Alagoa Grande, no estado da Paraíba.
Com mais de 90% de seus habitantes com ancestralidade africana, a comunidade foi reconhecida em maio de 2005 como sendo um dos 13 legítimos quilombos brasileiros pela Fundação Cultural Palmares. Contava em 2007 com 522 pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, que vivem de culturas de subsistência (mandioca, inhame, batata-doce, etc., além de criação de animais e plantação de frutas).[1]
Seus instrumentos, músicas, danças e costumes ainda guardam um pouco de sua cultura e história. O coco-de-roda, dançado por cirandeiras, ainda é uma importante manifestação cultural do lugar. Embora esteja a apenas 122 km de João Pessoa, Caiana dos Crioulos ainda hoje permanece como um mundo à parte.[2]

História do quilombo

O quilombo, que é um dos patrimônios da Paraíba, no passado chegou a ter por volta de dois mil habitantes, descendentes diretos de escravos que se instalaram por lá entre no século XVIII, supostamente vindos de Mamanguape, após uma rebelião ocorrida em um navio que aportou em Baía da Traição, na época.
Outra versão, contudo, dá conta de que Caiana surgiu de negros fugidos de Palmares.

Referências

  1. Condições sanitárias e de saúde em Caiana dos Crioulos, uma comunidade Quilombola do Estado da Paraíba. Bireme - Biblioteca Virtual. Bases.bireme.br. Página visitada em 22 de março de 2012.
  2. Serena, Serená. Um documentário sobre a memória da cultura paraibana (PDF). Revista Eletrônica de Ciências Sociais - CCHLA, UFPB. Cchla.ufpb.br. Página visitada em 22 de março de 2012.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

BLOG RAFAELRAG




Nenhum comentário:

Postar um comentário