quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Candidatos a reitor da UFCG debatem em Cuité



Eleições para  Reitor da UFCG serão no dia 6 de dezembro, nos 7 campi
Defesa da universidade pública e gratuita, capacitação dos técnico-administrativos, preceptoria, mobilidade docente e mudanças na gestão universitária foram questões levantadas pelo público que participou do debate entre os candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na tarde desta quarta-feira, dia 28, no campus de Cuité.
Edilson Amorim e Vicemário Simões, candidatos, respectivamente, a reitor e vice-reitor pela chapa UFCG, Cada vez Melhor questionaram aos seus opositores, Amauri Fragoso e Ramonildes Gomes (Por uma UFCG de todos) sobre “a mudança de discurso político e a precarização caricata que eles vêm fazendo da universidade”. Em contrapartida, nas duas perguntas formuladas pela chapa adversária, foram questionados sobre “a falta de planejamento da atual gestão, em oito anos, e o ‘jubilamento´ de alunos nos últimos anos”.
Mediado pela Comissão Especial Eleitoral, o debate foi dividido em quatro blocos, onde os candidatos se apresentaram, realizaram perguntas um ao outro, responderam aos questionamentos da comunidade universitária e fizeram suas considerações.

Nesta quinta-feira, 29, os candidatos estarão apresentando suas propostas e defendendo seus modelos de gestão para o quadriênio 2013-2016 nos campi de Patos, às 9h, e de Sumé, às 18h.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 28.11.12)
 
Adendo do blog rafaelrag. Cuité viveu hoje um belo dia de democracia da UFCG, onde a comunidade de funcionários, discentes e docentes puderam assistir as discussões das ideias dos candidatos a Reitor e vice. A candidata a vice-Reitora Ramonildes foi a grande surpresa no debate mostrando segurança e objetividade nos comentários, destacando que entende de pós-graduação, graduação, pesquisa, ensino e extensão. Ambos candidatos a Reitor, Edilson e Aumari falaram rapidamente que tem interesse em discutir a questão antiga da UFCG aderir ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Somente um funcionário se inscreveu para fazer pergunta. Vários  estudantes e professores se inscreveram em outras urnas para o sorteio. No entanto, não gostei na hora do sorteio das duas perguntas dos docentes porque foram sorteados o mesmo professor duas vezes, o que deveria ser feito mais um sorteio, preservando somente a primeira  pergunta do professor sorteado dando a chance para outro professor perguntar também. Lamentavelmente as duas perguntas do amigo professor Dr. André Antunes da área de educação do CES foram semelhantes, a primeira perguntando sobre os aspectos públicos e gratuitos da UFCG e a segunda se o  pagamento de taxas dentro da universidade significa um caminho para a privatização da UFCG? Os candidatos a Reitor deram respostas semelhantes, sendo que o professor Edilson destacou que não existe cobrança de taxa na UFCG, o que pode acontecer é a cobrança de taxa na realização de algum evento.
Na verdade o que acontece às vezes é o pouco planejamento da UFCG e consequentemente faltando dinheiro para pagamento de prioridade, por exemplo, diárias para professor participar como examinador externo de uma banca examinadora de dissertação de mestrado. Neste caso, fica a pergunta quem paga as diárias do professor visitante?  Este fato aconteceu no final do ano passado, em que a PRA não pode pagar e gentilmente os membros internos da banca de dissertação de mestrado em Física pagaram as diárias do docente visitante.
Outras fotos do debate estão na página deste blog sobre as eleições da UFCG.  
 
Amauri falando
Edilson falando
Ramonilde falando, foi a melhor
                               Mediadores do debate
                                                                  Edilson e Vicemário
                                                      Professor Rafael

Como foi anunciado hoje à noite vimos no campus Cuité
a Lua e o planeta Júpiter Alinhados no Céu, um belo espetáculo da Natureza, que foi visto por várias pessoas no Brasil.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário