REFORÇO
GEMAG PARA O SUPLETIVO ESTADUAL 2012
BLOG RAFAELRAG
Agosto/2012-terças e quintas, das 19h às 21h.
Local: Vila São João, em
Alagoa Grande
Realização do GEMAG-Grupo
de Estudos Multidisciplinar de Alagoa Grande
Equipe: professores voluntários. Hoje, 26 de julho, terá uma aula de matemática com o professor Kristoferson, conhecido por Som.Ele está no 7o. período do curso de Licenciatura em Matemática da UAB-UFPB, no polo Campina Grande.
Professor Rafael e a estudante Jackeline do colégio PHB de Alagoa Grande, em uma aula prática sobre o tempo de reação.
Programa dos Exames
Supletivos do Governo da PB – 2012
Ensino Fundamental
Conteúdo
programático: matemática, Geografias do
Cotidiano, Ciências, História Geral, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e ARTE.
PROVAS
|
TURNO /
HORA
|
COMPONENTES
CURRICULARES
|
01/09/2012(SÁBADO)
|
MANHÃ, 8h
às 12h
|
História
e Arte
|
TARDE, 14h
às 18h
|
Matemática
e Geografia
|
|
02/09/2012
(DOMINGO) |
MANHÃ, 8h
às 12h
|
Ciências
e Inglês
|
TARDE, 14h
às 18h
|
Língua
Portuguesa
|
Componente
Curricular: Matemática
1. CONJUNTOS
2. NÚMEROS NATURAIS
. Conjunto dos números naturais
. Operações
3. NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA
FRACIONÁRIA
. Frações
. Representação de fração
4. NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DECIMAL
. Compreender os números com vírgula
. Leitura dos números decimais
. Adição e subtração com números
decimais
5. NÚMEROS INTEIROS
. Números positivos e números
negativos
. Representação de números inteiros
6. MEDIDAS
. Medidas de comprimentos:
1km(quilômetro)=1000m(metro) e 1m(metro)=100 cm(centímetro) )
. Medidas de massa: 1kg(quilograma)=1000g(grama
)
. Medidas de capacidade: 1ℓ(litro)=1000mℓ(mililitro)
. Medidas de tempo: 1h=60min e 1min=60s. Logo, 1h=60x60s=3.600s
Obs. As abreviações das unidades de medidas são representadas em letras minúsculas.
7. MÉDIA ARITMÉTICA
. Gráficos.
8. EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM UMA VARIÁVEL
9. ÂNGULOS
. O Transferidor
. Classificação dos ângulos ( Agudo –
Reto – Obtuso )
10. SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
.Conhecer ( Cubo – Paralelepípedo – Cilindro )
Programa dos Exames
Supletivos do Governo da PB – 2012
Ensino Fundamental
Componente
Curricular: Ciências
1- OS SERES VIVOS E O
AMBIENTE
.ecossistema- mata atlântica,
caatinga, mangue
. as relações entre os seres vivos
. cadeias alimentares
2- SOLO O SUSTENTO DA
VIDA
. tipos de solo
. prevenindo a erosão
. desmatamento do solo
. como evitar problemas no solo
3- ÁGUA E AMBIENTE
. propriedades da água
. as mudanças de estado físico da água
. água e seu tratamento
. doenças que vem da água
4- A PRESENÇA HUMANA
E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
. o lixo
. efeito estufa
. poluição
. camada de ozonio
5- O INCRÍVEL MUNDO
DOS MICRÓBIOS
. vírus
. bactérias
. fungos
. protozoários
6- DOENÇAS HUMANAS
CAUSADAS POR VERMES E PROTOZOÁRIOS
7- O CORPO HUMANO
. sistema digestório
. sistema circulatório
. sistema digital masculino e feminino
. sistema hormonal
. doenças sexualmente transmissíveis
8- NUTRIÇAO
. carboidratos
. proteínas
. lipídeos e sais minerais
. vitaminas
Componente
Curricular:
Geografias
do Cotidiano
1. Forma, constituição, movimentos da Terra e influências
no espaço geográfico
2. Orientação e localização no espaço geográfico:
coordenadas geográficas, fusos
horários; elementos de representação cartográfica
3. Elementos da paisagem natural (relevo, clima, rede de
drenagem, solos, vegetação,
fauna) e ação humana
4. Território e Territorialidade
5. Paisagens do cotidiano
6. Cidadania e direitos sociais
II. A Sociodiversidade das Paisagens
Brasileira e suas Manifestações nos
Espaços Culturais
1. Formação territorial do espaço brasileiro
2. Brasil: um país tropical
3. Espaço urbano e espaço agrário: características e
movimentos sociais
4. População e povoamento: características e distribuição
no espaço geográfico
5. Patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas
do espaço brasileiro.
6. Fontes de energia, industrialização e transformações
espaciais
7. Políticas públicas e meio ambiente no Brasil
III. Globalização e Regionalização no
Mundo Contemporâneo
1. Redesenhando o mapa do mundo: novas Regionalizações
2. A globalização e a nova ordem mundial em diferentes
momentos históricos e suas
marcas
3. A sociedade do conhecimento, a inclusão digital e as
redes técnicas de
telecomunicação.
4. A territorialidade das multinacionais com o avanço das
tecnologias da informação e
da comunicação.
5. Identidades culturais regionais: paisagens que se
expressam no movimento da
globalização.
6. O futuro dos países em crise e conflito de fronteiras.
IV. Meio Ambiente e Cidadania
Planetária
1. Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
2. Padrão de produção e consumo
3. Sociedades e cidades sustentáveis
4.
Desenvolvimento sustentável
Componente
Curricular:
História Geral
1. As primeiras
civilizações
- Povos da Mesopotâmia
- Egípcios
- Hebreus, fenícios e persas
2. Antiguidade Clássica
- Gregos
- Romanos
3. Idade Média Ocidental
- Feudalismo
4. Idade Moderna
- Renascimento cultural
- Reformas religiosas
II História do Brasil
1. Colônia
- Administração e sociedade colonial
- Escravidão africana
2. Império
- Independência do Brasil
- Primeiro Reinado
- Segundo Reinado
3. República
- República velha
- Eras Vargas
- Regime militar
- Brasil Contemporâneo
* Governo Sarney
* Governo Collor
* Governo FHC
* Governo Lula
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
I TEXTO
1.1 Compreensão e interpretação de
texto.
1.2 Tipologia textual: descrição e
narração.
1.3 Gêneros textuais: crônica, notícia
de jornal, carta pessoal, receita culinária e bilhete.
1.4 Variedades linguísticas:
regionalismos e gírias.
II GRAMÁTICA
2.1 Separação de sílabas.
2.2 Acentuação gráfica.
2.3 Uso de palavras: mal/mau,
onde/aonde, mas/mais, obrigado/obrigada, porque/por que.
2.4 Tipos de frase: declarativas,
interrogativas e exclamativas.
2.5 Orações coordenadas: assindética e
sindéticas (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva
e explicativa).
2.6 Significação da palavra: antônimos, sinônimos e
homônimos.
Componente Curricular: Língua Inglesa
I – Textos
1. Interpretação e compreensão de
textos
2. Gramática contextualizada
II – Conteúdos Gramaticais
1. Formas de cumprimento
2. Pronomes pessoais
3. Pronomes demonstrativos
4. Verbo To Be no presente – forma
afirmativa, negativa e interrogativa
5. Verbo To Be no passado – forma
afirmativa, negativa e interrogativa
6. Presente contínuo – forma afirmativa
7. Artigos indefinidos a/an
8. Numerais (cardinais e ordinais)
9. Horas
10. Plural do Substantivo
Componente Curricular: ARTE
“Dominando as
linguagens oral, escrita, corporal, plástica e musical, estaremos
menos sós e com
capacidade de assimilar amplamente as coisas do mundo que imaginamos e da
realidade que nos cerca.”
Geraldo Suzugan
ARTES VISUAIS:
1. Aspectos históricos das artes
visuais (da gravura rupestre à computação
gráfica)
2. Produtor, produto e apreciador da
arte (leitura visual)
3. Elementos da linguagem visual
(linha, forma, cor e textura)
DANÇA:
1. Aspectos históricos da dança;
2. A Dança nos festejos populares do
Brasil;
3. A dança na mídia.
MÚSICA:
1. Aspectos históricos da música.
2. Elementos da linguagem musical
(sons, ritmos e os instrumentos
musicais)
3. A Música Popular Brasileira.
TEATRO:
1. Aspectos históricos do teatro.
2. Elementos da linguagem cênica
(corpo, movimento, texto e
interpretação.)
3. Gêneros teatrais (drama e comédia)
REFEÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção
visual: uma psicologia da visão
criadora.São Paulo:
Pioneira/USP, 1980
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A
imagem no ensino da arte:
São Paulo: Pespectiva, 1991
STRICKLAND, Carol. Arte comentada.
Da Pré- história ao pós
moderno: Rio de Janeiro:
Ediouro,1999.
SOUSA, Manoel Alves de. Brasil
indígena Afro-brasileiro- História e
memória: Identidade e
representações Fortaleza:
IMEPH, 2009
FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o
corpo e o movimento no
espaço do
conhecimento. Cad.
CEDES, 2001
MARQUES, Isabel. Ensino de dança
hoje: textos e contextos. São
Paulo: Cortez, 2003
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares
nacionais: arte. Brasília:MEC/SEF
ARAÚJO, Hilton Carlos de. Dimensões
Pedagógicas do Teatro na
Educação, São Paulo, 2001
ENCICLOPÉDIA da música
brasileira:
erudita, folclórica e popular. São
Paulo: Art Editora, 1998
RODRIGUES, Elinaldo. A arte e os
artistas da Paraíba: João Pessoa:
Editora Universitária/UFPB, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,
2008.
EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS - GEEJA
Centro Administrativo Integrado – Bloco
1 – 4º andar - Cep: 58015-900
João Pessoa
/PB. Tel.: 3218-4047 / 4097 / 4046 / 4026 / 4013 /Supletivo 4346
Blog rafaelrag
Ciências e Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário