sábado, 14 de julho de 2012

Hoje será a missa de sétimo dia de Zé Abílio de Alagoa Grande

A Vila São João em Alagoa Grande no dia 07 de julho ficou em silêncio pelo sepultamento do amigo José Augusto da Silva, 53 anos, conhecido por Zé Abílio. Hoje será celebrada a missa de sétimo dia na igreja matriz de Alagoa Grande, às 19h.


 
 
Que Deus perdoe os seus pecados e o acompanhe em sua vida eterna. Saudades de seus três  filhos, esposa, parentes e amigos. A família agradece a todos que comparecerem.


MISSA DE SÉTIMO DIA


A Igreja Católica ensina que se deve rezar pelos mortos, para que se livrem, o quanto antes, das penas do purgatório. Este ensinamento da Igreja se fundamenta no texto do livro dos Macabeus, em que Judas Macabeu ordena que se façam sacrifícios no Templo de Jerusalém pelas almas de seus soldados que haviam morrido numa batalha, por terem pecado levemente contra Deus:

"Santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos. Eis porque ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres dos seus pecados" (cfr. II Macab. XII, 41-46).
O costume, em toda a Igreja Católica, sempre foi o de rezar Missa pelos mortos logo após o seu falecimento, no mesmo dia do sepultamento. Era a chamada Missa de corpo presente, ou Missa rezada diante do cadáver da pessoa pela qual se oferecia a Missa.

Aqui no Brasil, se arraigou o costume de rezar a Missa no sétimo dia após o falecimento.

É claro que era melhor rezar essa Missa logo após o falecimento, e não esperar sete dias para rezá-la, porém é legítimo e válido a Missa de Sétimo Dia. No entanto, a origem aqui no Brasil de se rezar no sétimo dia é desconhecida. 
   
VEJA A POSTAGEM SOBRE O SEPULTAMENTO DE ZÉ ABÍLIO, FAVOR CLIQUE EM



Blog rafaelrag
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário