quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Professor Rafael Rodrigues ministrando aulas sobre as equações de Maxwell do Eletromagnetismo, nesta quinta, 5

O professor Rafael Rodrigues ministrou a última aula do período letivo 2019.2, da disciplina de instrumentação III, mostrando a principal contribuição de Maxwell, para a teoria eletromagnética, nesta quinta, 5 de dezembro. Das 4 equações de Maxwell, ele alterou somente a lei de Ampère, acrescentando o termo do lado direito da lei de Ampère, tendo o Campo elétrico variando no tempo: a lei de Ampère-Maxwell ou lei de Ampère modificada.

Aula da disciplina de instrumentação III, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues. Vamos entender o motor eletromagnetioco construído com material de baixo custo, pelo estudante Joelson. Ao fechar o circuito, logando dois fios a uma bateria e colocando uma espira de fio esmaltado, surge a corrente da pilha+bateria). O campo magnético circular do fio interagindo com o campo magnético de um ímã colocado próximo da espira, faz com que a espira fique girando.


Matéria relacionada, primeira aula deste período letivo 2019.2,
https://rafaelrag.blogspot.com/2019/08/instrumentacao-iii-ufcg-campus-cuite.html 
Veja um vídeo com os estudantes da disciplina de instrumentação III, período 2018.2, UFCG, campus Cuité, fazendo algumas demonstrações de eletromagnetismo, cuja turma pertence ao curso de Licenciatura em Física. Neste período, esta disciplina foi ministrada pelos professores Joseclésio e Rafael. https://rafaelrag.blogspot.com/search?q=Instrumenta%C3%A7%C3%A3o+III

Blog rafaelrag
Veja mais imagens







A lei de Faraday diz que variando um Campo magnético no tempo, produzimos um campo elétrico.

Aula de instrumentação com o professor Rafael: teoria e a prática fazendo parte de um todo.


Link para ver a postagem completa da demonstração do motor elétrico

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário