quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Professor Rafael explicando como usar a segunda lei de Newton para deduzir o período de oscilações do sistema massa-mola.


O Professor Rafael Rodrigues explicando como usar a segunda lei de Newton para deduzir o período de oscilações do sistema massa-mola, para a turma da disciplina de instrumentação I do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, nesta quinta-feira, 5 de dezembro. Abordamos os aspectos teóricos e experimental, fazendo parte de um todo. Iniciamos pelo estudo do oscilador harmônico unidimensional do sistema massa-mola. Desprezando o atrito, este sistema é caracterizado pela seguinte equação da componente da aceleração, sendo proporcional a coordenada deposição, x:
ax = -ω2x ,
com ω sendo a velocidade angular ou  frequência angular.

Verifica-se experimentalmente que a força restauradora do sistema massa-mola é proporcional a sua elongação (x), ou seja, quanto mais se puxar a massa presa na extremidade da mola, maior será a força exercida pela mola para restaurar a posição inicial. A constante elástica da mola é representada por  k. Portanto, o módulo da foça elástica tona-se:

F=kx  (Lei de Hooke)

Em termos da componente cartesiana da força, escrevemos
Fx = -kx.

A componente da força é negativa, indicando que a força é restauradora, isto é, a força da mola puxa a massa (m) contrária a orientação positiva. 

Usando a segunda lei de Newton e desprezando o atrito, 
Fx=ma
obtém-se que a coordenada de posição deste oscilador será uma função harmônica seno ou cosseno ou uma combinação de ambas funções.
 O quadrado da frequência angular é a razão entre a constante elástica e a massa m, ou seja,  𝜔2=k/m . Portanto, o que caracteriza o oscilador harmônico simples é a seguinte condição:
a=-𝜔2x, 
como  afirmado no início desta postagem. A solução desta equação será 
x(t)=Acos(𝜔t+θ),                         
com A sento um ponto de retorno do oscilador e θ é uma constante de fase. O outro ponto de retorno é -A.

Energia Mecânica
A energia mecânica total é a soma de duas parcelas: energia cinética (Ec) e energia potencial (Epe). Desprezando o atrito, a energia mecânica Eé conservativa, ou seja a energia potencial se transforma em energia cinética e vice-versa, sem mudar o valor da soma de ambas parcelas. Escolhendo dois pontos A e B, podemos escrever a lei de conservação:

 EM(A) =  EM(B),


com


EM = Ec + Epe
Energia cinética: Ec= mv/2.

Energia Potencial elástica: Epe = kx/2.

Se o  movimento for no plano o vetor velocidade tem duas componentes, digamos no plano xy,  
(vx , vy), o quadrado do seu módulo é dado por
v=  vx2 + vy2 .
Demonstra-se também que a energia potencial elástica é proporcional ao quadrado da coordenada de posição, cuja constante de proporcionalidade é a metade da constante elástica da mola, k.



 Veja mais imagens






Matéria relacionada,
https://rafaelrag.blogspot.com.br/2017/10/atividades-relacionadas-com-o-oscilador.html
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário