sábado, 21 de dezembro de 2019

O QUE O FLAMENGO PODE FAZER PARA SUPERAR O LIVERPOOL

ÉPOCA listou as estratégias de treinamento que poderão ser utilizadas pelo técnico Jorge Jesus contra o Liverpool na disputa que decide o Mundial de Clubes.
Jogadores do Flamengo, que irão participar de treino fechado para a imprensa. 

Quatro horas e meia antes de enfrentar o Liverpool no Estádio Khalifa Internacional, em Doha, no Catar, o Flamengo fará um treino fechado para a imprensa. A estratégia é uma das marcas que Jorge Jesus trouxe às partidas nestes seis meses recém-completados no clube e algo que raramente se vê no futebol brasileiro.

Para o jogo mais importante do ano, o técnico português poderá repetir parte do repertório que apresentou no período, e que levou o rubro-negro a conquistar o Brasileiro e a Libertadores. ÉPOCA listou algumas dessas táticas. Confira a lista:

O latereio

Dentre as jogadas de bola para, há uma que se inicia no lateral. Normalmente pela esquerda, Filipe Luis cobra para Rodrigo Caio, que se posiciona próximo da linha de fundo, do lado direito do gol. A ideia é arrematar para os atacantes que chegam na área finalizarem direto, ou tocarem para alguém melhor posicionado. Foi assim que o time marcou um gol sobre o Ceará, no Brasileiro, de autoria de Pablo Marí.

O escanteio

A jogada de escanteio também é um ponto forte do Flamengo. Com Arrascaeta pelo lado esquerdo, e Éverton Ribeiro no canto oposto, a cobrança vem fechada, e prioriza a primeira trave. Onde normalmente aparecem os zagueiros e o volante Willian Arão. Foi assim contra Grêmio, na Libertadores, e Atlético-MG, no Brasileiro, por exemplo. Normalmente, Gabigol aparece na segunda trave, para aproveitar um desvio. 

A inversão de posições

A troca de posições dos jogadores de ataque é uma das principais armas do Flamengo com a bola em movimento. Normalmente, o quarteto formado por Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol alternam os lados e executam movimentos sincronizados para abrir espaço para entrar na área e finalizar. Jorge Jesus costuma treinar todas essas variações levando em conta os momentos em que o time tem a bola. Contra o Al-Hilal, por exemplo, Gabriel abriu pela direita, tocou para Bruno Henrique mais por dentro, e ele rolou para Arrascaeta, que chegada pela esquerda, marcar.

A subida de Rafinha

A participação de Rafinha no ataque torna o lado direito do Flamengo mais perigoso em diversas situações. É o lateral campeão do mundo que costuma triangular com meias e atacantes e fazer o time ter superioridade numérica para concluir as jogadas do lado para o centro da áerea. Foi assim na assistência para Bruno Henrique também na semifinal contra o Al-Hilal.

Cobranças de falta

Rafinha também é figura importante em jogadas ensaiadas. Normalmente em cobranças de falta, ele surge como opção surpresa para receber o lançamento e converter um passe para gol com a defesa adversária desatenta. A movimentação prevê saída de trás da linha da bola, em direção à linha de fundo. Dali, livre, faz o passe para trás em busca de pelo menos três atacantes - Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
(Diogo Dantas - Época)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário