terça-feira, 9 de julho de 2019

Dona Edite do Quilombo Caiana dos Crioulos foi eleita Mestra das Artes da Paraíba

Dona Edite sendo entrevistada pelo professor Rafael Rodrigues, na feira livre de Alagoa Grande.

A Quilombola de Caiana dos Crioulos Dona Edite, cantadora de Côco, ciranda, parteira, rezadeira e palestrantes em diversos eventos culturais da Paraíba, tornou-se a mestra da cultura da Paraíba. A inscrição no edital com duas vagas foi encaminhada através do conselheiro estadual da cultura da Paraíba Severino Antônio (mais conhecido por Bibiu do Jatobá de Alagoa Grande). Dona Edite vai receber todos os meses do governo do Estado dois salários mínimos. Parabéns.




 Veja mais


reunião Ordinária realizada nesta sexta-feira, 05 de Julho deste ano de 2019, o Conselho Estadual de Políticas Culturais, órgão máximo da Secretaria de Estado da Cultura da Paraiba, elegeu por unanimidade a cirandeiraDONA EDITE DO COCO, natural do Quilombo de Caiana dos Crioulos, Zona Rural de Alagoa Grande, PB, COMO A MAIS NOVA MESTRA DAS ARTES DA PARAIBA. 
CIRANDEIRAS DE CAIANA - DEDICAÇÃO MAIOR DA VIDA DE DONA EDITE
Este resultado faz parte do Edital 001/2017 da SECULT/PB que fez uma chamada pública para o preenchimento de duas vagas existentes uma das quais com o falecimento da Mestra Zabé da Loca.

Através de um projeto desenvolvido por Severino Antonio da Silva (bibiu) fruto de extensa pesquisa, Dona Edite mostrou para a Secretaria da Cultura do Estado da Paraiba, toda sua potencialidade de Cirandeira, Parteira, Rezadeira, Contadora de Histórias, Líder Comunitária, Palestrante, etc.
DONA EDITE DO COCO - NOS PALCOS DA "CONSCIÊNCIA NEGRA"
 Nesta sexta-feira, 05, o relatório final com o segundo resultado do Edital 001/2017 foi lido no plenário do Conselho Estadual da Cultura pela relatora Bia Cagliani que anunciou os escolhidos para as duas vagas existentes no projeto Canhoto da Paraiba, Mestres e Mestras das Artes: EDITE JOSÉ DA SILVA (Dona Edite do Coco) de Alagoa Grande, e PAULO JOSÉ DA SILVA (Paulo dos Babaus) da cidade de Mogeiro.

Lido e colocado em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade dos Conselheiros. A Sessão foi presidida pelo Secretário da Cultura do Estado, Dr. Damião Ramos com a presença da Deputada Estadual Estela Izabel, da Diretora do IPHAEP, da Associação Balaio Nordeste, da Fundação Casa de José Américo e o público presente.
DONA EDITE RECONHECIDA PELAS MAIS ALTAS AUTORIDADES DO ESTADO
 Assim sendo, Dona Edite do Coco e Paulo dos Babaus se tornaram os mais novos mestres da Cultura Paraibana onde vão receber um Certificado de comprovação e uma ajuda deDOIS SALÁRIOS MÍNIMOS para o resto da vida doado pelo Governo do Estado.

Como produtor do projeto e ora Conselheiro Estadual da Cultura, quero parabenizar Dona Edite e todos alagoagrandenses que teremos em nossa História, mais um nome respeitado e reverenciado assim como Margarida e Jackson do Pandeiro.
ASSIM COMO JACKSON DO PANDEIRO, NASCEU COM "A SINA DA CIGARRA"
 Nesta disputa, Dona Edite concorreu deixando para trás nomes como os de Pinto do Acordeom, Daudete Bandeira e muitos outros e outras expoentes da Cultura Paraibana.

Parabéns Dona Edite, a senhora merece por demais este premio, por sua luta, por sua vida digna, por sua capacidade e dom que Deus lhe deu de levar sua música, suas Cirandeiras e seu improviso alegrando, ensinando e enriquecendo a Cultura de Alagoa Grande, da Paraiba e do Brasil
DONA EDITE RESIDE EM CAIANA DOS CRIOULOS - A SIMPLICIDADE E ALEGRIA DAS COISAS SIMPLES QUE ENRIQUECEM  SEU LEGADO CULTURAL.

Edição da matéria: Severino Antonio (bibiu) – Fone/Zap: 9 9369 3233.

Fotos do Acervo de bibiu do jatobá. 







Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário