terça-feira, 16 de julho de 2019

Mensagem aos Professores Representantes da OBA e ou MOBFOG 2019. Recordes, Concurso e Boleto e Recursos

OBA e ou MOBFOG 2019
Prezados professores,
Nesta mensagem estamos divulgando:
AGRADECIMENTOS
RECORDES DA OBA E DA MOBFOG
AJUDA PARA KATARINE REALIZAR SEU SONHO
CONCURSO PARA DAR NOME NUMA ESTRELA E NUM PLANETA
OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE ASTRONOMIA E DE FOGUETES
OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS (ONC) – INSCRIÇÕES ABERTAS.
BOLETOS DA OBA
DESCULPAS

AGRADECIMENTOS
A Comissão Organizadora da OBA e da MOBFOG, mais uma vez agradece imensamente a todos os professores representantes e a todos os professores que colaboraram com a organização da OBA E MOBFOG em suas escolas. Sabemos que isso dá trabalho, mas esperamos que sejam recompensados com os sucessos dos seus alunos.

RECORDES DA OBA E DA MOBFOG

Graças aos esforços de abnegados professores e professoras a OBA superou seu recorde de 2009 que estava parado em 869.080 alunos, pois em 2019, 10 ano depois, graças a vocês professores tivemos a participação RECORDE de 880.424 alunos. Ou seja, alunos que tiveram a chance de mostrarem os seus talentos, a chance de ganharem uma das 50.000 medalhas que serão distribuídas e isso graças a vocês professores.
A MOBFOG também continua crescendo e passou de 119.435 alunos em 2018 para 153.680 alunos em 2019. Ou seja, são muitos alunos e professores construindo e lançando foguetes pelos céus do Brasil.

AJUDA PARA KATARINE REALIZAR SEU SONHO

Mensagem da ex aluna da OBA: Sou a Katarine, tenho 18 anos e sou natural de Santa Catarina. Recentemente fui aprovada para estudar numa das melhores universidades de engenharia do mundo: Georgia Tech, no entanto por ser uma universidade pública, ela não oferece bolsas de estudos para alunos internacionais no primeiro ano de graduação. O custo anual é de cerca de 50 mil dólares (200 mil reais). E para isso preciso da sua ajuda.
Katarine é uma ex aluna da OBA que até já representou o Brasil na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, onde obteve medalha de ouro. Certamente é uma excelente aluna. Nós da Comissão Organizadora da OBA ficaríamos muito felizes e Katarine também se puderem colaborar com a vaquinha eletrônica que ela está fazendo para arrecadar recursos para estudar nos Estados Unidos.
Clique no link
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-katarine-a-estudar-em-georgia-tech
e veja muito mais sobre a Katarine. Ela merece!

CONCURSO PARA DAR NOME NUMA ESTRELA E NUM PLANETA

https://nocbrasil2018.wixsite.com/nomeieexomundos

A União Astronômica Internacional (IAU) anuncia o início de um concurso internacional para nomear exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam outras estrelas fora do nosso Sistema Solar. O Brasil será o responsável por batizar o planeta que orbita a estrela HD 23079, assim como a própria estrela. Todos os brasileiros podem participar do concurso, sugerindo nomes que serão submetidos a votação popular.
Escolas, associações de povos indígenas, clubes de astronomia e indivíduos podem participar, sejam astrônomos ou não. Segundo as regras, os pares de nomes devem estar ligados à cultura indígena no território nacional, à cultura afrobrasileira ou à literatura brasileira, de forma a garantir que o resultado final represente aspectos da cultura. O objetivo desta iniciativa é criar consciência acerca de nosso lugar no Universo e refletir sobre como a Terra seria potencialmente percebida por uma civilização em outro planeta.
O primeiro exoplaneta foi descoberto em 1992, ao redor de uma estrela de nêutrons, e o primeiro exoplaneta orbitando uma estrela semelhante ao Sol, batizado de Dimidium, foi descoberto em 1995. Desde então, graças a avanços tecnológicos e sobretudo o uso do telescópio espacial Kepler, astrônomos descobriram quase 4000 planetas extrassolares. Alguns são pequenos e rochosos como a Terra, enquanto outros são gigantes gasosos como Júpiter.
A estrela HD 23079 fica a 109 anos-luz de distância, na constelação do Retículo, e embora não seja visível a olho nu, pode ser observada com um binóculo ou telescópio pequeno do hemisfério sul. É uma estrela quase igual ao Sol, um pouco maior e com idade semelhante (cerca de 5 bilhões de anos). O planeta, por outro lado, é um enorme gigante gasoso, com uma massa maior que o dobro da massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Ele orbita HD 23079 completando uma volta a cada 2 anos, e foi descoberto em 2001 graças ao sutil movimento da estrela causado pela atração gravitacional do planeta.
Helio Jaques Rocha-Pinto, coordenador da comissão que organiza o concurso no país, ressalta a importância da iniciativa para a popularização da ciência e da astronomia: “Temos agora a oportunidade de batizar um sistema planetário com nomes genuinamente brasileiros. Esta campanha nos leva a refletir sobre nosso papel como cidadãos de um mundo sem fronteiras, que respeita e celebra a diversidade cultural.” Debra Elmegreen, presidente eleita da IAU, conclui: “A iniciativa NomeieExoMundos lembra-nos que estamos todos juntos sob um só céu.”
Para submeter as sugestões e conhecer as regras do concurso, basta acessar o site:

https://nocbrasil2018.wixsite.com/nomeieexomundos

OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE ASTRONOMIA E DE FOGUETES

Realizada com cerca de três mil estudantes anualmente, a OPA chega a sua quinta edição envolvendo cerca de 250 escolas de Ensino Médio, entre públicas e privadas, atingindo o estado de Pernambuco de ponta a ponta (desde a ilha de Fernando de Noronha à cidade e Petrolina no Sertão). A prova consiste em 20 questões objetivas (sendo 16 questões de Astronomia e 04 de Astronáutica), além de um desafio experimental adicional. Cada Escola
recebe no máximo três medalhas em metal e certificados, caso atinja OURO (somente nota Dez), PRATA (9,0 ou 9,5) ou BRONZE (8,0 ou 8,5); além de certificados de participação a todos que a realizaram. A premiação é realizada na própria Escola entre Novembro e Dezembro.
Inscrições ocorrerão a partir de 01 de Agosto no site do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco):WWW.ifpe.edu.br email da olimpíada: opaifpe@gmail.com

OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS (ONC) – INSCRIÇÕES ABERTAS.

A OBA está fazendo parte da Olimpíada Nacional de ciências, ONC, ou seja, a partir deste ano a ONC também terá perguntas de ASTRONOMIA, além das perguntas sobre Química, Física e Biologia.

As inscrições já estão abertas e vão 06/08/19 diretamente no site https://www.onciencias.org/.

A 1ª fase é na própria escola e será de 15 a 17 de agosto de 2019.
A 2ª fase será nas coordenações regionais e será no dia 21 de setembro de 2019.

A cerimônia de premiação será dia 28 de novembro em local a ser definido.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas e resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.

Recomendamos fortemente a todos os professores e professoras representantes da OBA que inscrevam suas escolas na OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS, ONC.

BOLETOS DA OBA

Em julho enviaremos o boleto do rateio das postagens da OBA. Enviaremos pelos correios, mas também avisaremos por email e também estará disponível na extranet www.oba.org.br/extranet.


DESCULPAS

Pedimos desculpas pelo envio excessivo de mensagens neste momento, mas isso é imperioso. Se você não participou da OBA e ou MOBFOG e está recebendo esta mensagem, receba nossas desculpas.

Professor Dr. João Batista Garcia Canalle
(Coordenador da OBA e da da MOBFOG)
)

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário