terça-feira, 30 de julho de 2019

Restrospectiva do polo universitário de Alagoa Grande, MRS-UAB, tendo 10 cursos da UFPB e um do IFPB.

Após sua aula inaugural, no dia 09 de agosto de 2010, na gestão do ex-prefeito Bosco Júnior e o secretário de educação Marcus Alves, iniciou o funcionamento do Polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoa Grande-PB, com as aulas presenciais dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, cada turma tinha professores das redes públicas de Ensino e estudantes concluintes do ensino médio. Em março de 2011, a UFPB  autorizou mais dois  novos cursos de Licenciaturas em Matemática e Ciências Agrárias. Em 2014, o polo MRS ganhou mais dois novos cursos de graduação da UFPB:  Letras Espanhol e Computação. Em março de 2018, iniciou o curso de Letras Inglês.   Atualmente são dez cursos de graduação de qualidade da UFPB, um curso de bacharelado em administração do IFPB eu curso de especialização da UFPB, na modalidade semi-presencial. A segunda coordenadora do polo MRS é a professora Msc.  Roseane Palmeiras de Alagoa Nova.
Pioneiro no incentivo e apoio na vinda da UAB na Paraíba.
O professor Rafael Rodrigues foi pioneiro na divulgação da UAB na Paraíba e elaborou o primeiro curso de Licenciatura em Física da Paraíba. Mas, o reitor Thompson desistiu, alegando que em 2006 a UFPB ainda não estava com infraestrutura completa para oferecer cursos de graduação da UAB.

O ex-prefeito Bosco Júnior e atual deputado estadual  convidou o professor Rafael Rodrigues para resgatar o projeto da UAB em Alagoa Grande e, finalmente, em 9 de agosto de 2010, o polo MRS foi inaugurado, tendo  o professor Rafael Rodrigues  como coordenador oficial, somente, em fevereiro de 2011.


Na inauguração do polo universitário de Alagoa Grande, em 9 de agosto de 2010, o ex-prefeito Bosco Júnior entregou uma placa em homenagem ao professor Rafael Rodrigues, por sua dedicação no desenvolvimento da educação do município de Alagoa Grande e, em especial, pela sua colaboração para tornar um sonho uma realidade, a vinda de cursos de Licenciaturas da UFPB, para do sistema de universidade aberta do Brasil. Posteriormente, o ex-prefeito Bosco Júnior sugeriu ao vereador Fabiano Luz encaminhar um requerimento com a proposta de colocar o nome do polo universitário de Alagoa Grande Manuel Rodrigues da Silva (MRS), pai do professor Rafael Rodrigues, sendo aprovado por unanimidade.


Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. O PROFESSOR RAFAEL merece todos os elogios por sua luta e dedicação a causa do Ensino Superior em Alagoa Grande não só lutando por na busca de novos cursos mas, o efetivo apoio que o mesmo dá aos estudantes pobres e a divulgação dos eventos escolares importantes como a OLIMPÍADA DE FÍSICA que o mesmo tenta incluir o maior número de alunos no certame mas, infelizmente, a maioria dos Educadores de ALAGOA GRANDE não dão a devida importância para o chamado do Professor Rafael. O Professor Rafael merece todas as honrarias no campo da Educação de Alagoa Grande, terra de Oswaldo Trigueiro (bibiu do jatobá).

    ResponderExcluir