domingo, 14 de julho de 2019

Associação Quilombolas Caiana dos Crioulos decide a data da Realização do Encontro de Quilombolas da Paraíba para o dia 24 de Novembro

Encontro de quilombolas da Paraíba será realizado no dia 24 de novembro, dentro da programação da comemoração do dia da consciência negra de Caiana dos Crioulos.

Representantes da secretária de estado de cultura  da Paraíba, a professora Maria Marques Maciel (mais conhecida por Mariah), mestra em educação, Bira Delgado, participaram da reunião ordinária da associação quilombola Caiana dos Crioulos, que acontece todos os meses, no segundo domingo do mês,   para explicar e decidir a data da realização do encontro de Quilombolas a ser realizado em Caiana dos Crioulos.

 Participaram também o conselheiro da cultura Bibiu do Jatobá, Francimar, professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), o sociólogo Antônio Araújo, universitária quilombola Ednalva Josefa, Edilene e seu pai Milton da Paquivira, as quilombolas Dona Edite, Dona Lourdes, Lia, Penha, João, Antônio,   entre outros. O evento vai homenagear também a nova Mestra da Cultura Dona Edite. 

A reunião foi presidida pela presidente da associação Ednalva Rita, proprietária do restaurante Rita de Chicó do quilombo Caiana dos Crioulos, que agradeceu a presença de todos e após decidir pontos pertinentes a comunidade,  colocou em pauta e em discussão a data do encontro de quilombolas. O evento foi aprovado para ser  realizado no dia 24 de novembro, dentro da programação da comemoração do dia da consciência negra, 20 de novembro. Serão 12 comunidades quilombolas da região que participarão do encontro em Caiana dos Crioulos, sendo um momento especial de união das comunidades remanescentes de quilombos.








Vídeo de Dona Edite participando do programa informativo GEMAG,
Veja mais imagens























Blog rafaelrag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário