segunda-feira, 21 de maio de 2018

XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física

Ciências e Educação.            XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XXIII SNEF

27 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2019
Salvador, Bahia

Ensino de Física no século XXI:
caminhos para uma Educação Inclusiva

A comissão organizadora do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF traz nesta segunda circular mais informações sobre nosso próximo encontro, que ocorrerá no verão de 2019, em Salvador, BA. Compartilhamos com a comunidade o tema escolhido para o XXIII SNEF: Ensino de Física no século XXI: caminhos para uma educação inclusiva.

Ao refletirmos sobre o papel do Ensino de Física no contexto local, nacional e internacional a partir do tema proposto para o Simpósio, convidamos a comunidade de estudantes, docentes e pesquisadores de Física, de todos os níveis de ensino, para submeterem propostas de cursos, oficinas, mostras, encontros, exposições e outras atividades, principalmente considerando como podemos tornar o Ensino de Física um espaço mais inclusivo.

Reconhecendo a importância de uma Educação Inclusiva no século XXI, o XXIII SNEF se propõe a debater sobre a aproximação da pesquisa acadêmica com as práticas de ensino, no que tange ao ensino de Física, como forma de enfrentamento de um dos maiores desafios da contemporaneidade: A Inclusão Social como princípio educativo.

Nesse sentido, convidamos a comunidade de pesquisa e educação na área de Ensino de Física a refletirem sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Física como oportunidades para desenvolvimento de identidade e de transformação social, a partir da aproximação das produções acadêmicas com o contexto dos espaços escolares.

Para isso, é fundamental levar em conta um Ensino de Física que contemple a pluralidade, a colaboração, o pessoal e o coletivo na busca do bem comum. Espera-se com isso uma educação científica mais inclusiva e democrática, refletida em discursos e, principalmente, em ações situadas com caracteres de criatividade, de reflexão e autonomia.

Por fim, gostaríamos de relembrar para a comunidade que o Simpósio Nacional de Ensino de Física é um evento colaborativo. Assim, mesas, palestras, oficinas, encontros e outras atividades são realizadas com a contribuição de todas as pessoas, estudantes e docentes de todos os níveis de ensino. Por favor, ajude a fazer o próximo SNEF um espaço acolhedor, diverso e democrático, enviando suas contribuições até o dia 25 de maio. O sucesso do XXIII SNEF depende de você!


Comissão Organizadora


DATAS IMPORTANTES

O cronograma para a organização do XXIII SNEF obedecerá às seguintes datas

Sugestões de temas e nomes para as atividades do Evento. 20/05/2018 (Retificado)
Inscrições online no XXIII SNEF. 27/05 até 15/12/2018
Submissão de propostas de cursos, oficinas, mostras, encontros e exposições etc. 27/05 a 01/07/2018
Decisão sobre o aceite ou não de cursos, oficinas, mostras e exposições. 05/08/2018
Inscrição online nos cursos e oficinas. 02/09 a 15/12/2018 (até o limite das vagas)
Submissão de trabalhos (oral e pôster). 27/05 a 01/07/2018
Divulgação preliminar dos trabalhos aceitos. 02/09/2018
Data limite para que os autores atendam as pendências indicadas pelos pareceristas. 16/09/2018
Divulgação da avaliação dos trabalhos. 30/09/2018
Data limite para apresentação de recursos 05/10/2018
Divulgação dos trabalhos aceitos. 21/10/2018
Cancelamento das inscrições pendentes 16/12/2018

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do XXIII SNEF

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário