sexta-feira, 11 de maio de 2018

Duas estudantes do Curimataú Paraibano recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Física de Escola Pública 2017, na solenidade de premiação nesta sexta, 11. Veja os vídeos.

Grazielle com o seu pai Marcondes e a diretora Veronilde.


O coordenador das Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017, no âmbito estadual, organizou uma solenidade de premiação para duas estudantes do Curimataú Paraibano e mais 110 estudantes de outras regiões da Paraíba.


Compareceram a esta solenidade de premiação professor Rafael Rodrigues, UFCG, campus Cuité, primeiro coordenador da OBF, realizada em 1999, coordenador do projeto de extensão Aspectos matemáticos no ensino de Física no Curimataú Paraibano, reitor Rangel Junior da UEPB; coordenador estadual da Olimpíada Paraibana de Física, professor Mário César Soares, presidente Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Cláudio Furtado. Antes da premiação, aconteceu uma palestra sobre “Cosmologia”, ministrada pelo professor Jamilton Rodrigues, da UEPB, que também coordena o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na Instituição.

Grazielle Sábta Alves da Silva ganhou medalha de prata, como estudante do 2o. ano da Escola Estadual José Vitorino de Medeiros de Sossego. Atualmente ela está estudando o 3o. ano sem professor de Física e ontem, 10 de maio,  fez a prova da 1a. fase da OBF, edição 2018. A professora de Física Raquel lecionou até as véspera da 1a. fase da OBF 2018, como não teve o seu contrato renovado ela deixou de ministrar as aulas de Física.

O professor Rafael Rodrigues informou que, no ano passado, ministrou um reforço com estudantes do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité. Na escola estadual de Sossego ele bancou com recursos próprios as provas da OBFEP 2017.
Ana Gabrielly Gomes Soares ganhou a medalha de bronze na etapa estadual da OBFEP 2017. Ela é aluna do Curso de Informática da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, curimataú paraibano.
Campeão Leonardo Lima Silva

Houve um grande número de estuantes premiados ausentes, devido está acontecendo hoje a olimpíada de informática. O campeão foi Leonardo Lima Silva, estudantes do 1o. ano da Escola Estadual Francisco Assunção da Cunha, em João Pessoa. Leonardo conseguiu um bom desempenho nas provas e recebeu 4 medalhas de ouro. O estudante João Victor foi premiado com 3 medalhas.

Ao participar da premiação, o reitor Rangel Junior enfatizou que a UEPB reafirma o seu compromisso de estar presente nesses eventos, apoiando e estimulando iniciativas que fomentam a busca pelo conhecimento. Ele lembrou que a Universidade forma professores de Física há 51 anos, no Câmpus de Campina Grande, e, mais recentemente, nos campus de Araruna e Patos. “Para nós, é fundamental esse tipo de evento. Por isso a UEPB participa e coordena as Olimpíadas de Física e Química na Paraíba”, frisou.

Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), o professor Mário César Soares ressaltou que a Universidade Estadual da Paraíba tem incentivado o ensino de Física no Estado. O evento, segundo ele, cresce a cada ano e em 2017 superou as expectativas. “É um evento que há cada ano tem feito um diferencial na vida dos estudantes aqui no Estado”, salientou.

Veja o vídeo da  entrevista com o Reitor Rangel sobre a falta de professor nas escolas da rede estadual. 
O professor Rafael Rodrigues, que divulga voluntariamente as olimpíadas de Física todos os anos, alertou para o Reitor Ranjel, que falta a universidade se aproximar das escolas, um dos objetivos da OBF e OBFEP, principalmente colaborando com as escolas que estão sem professores. Sugeriu para os estudantes de pós-graduação adotar as escolas. Registrou que a escola estadual de Sossego está sem professor de Física, desde o início do ano. Falta também os professores das universidades visitarem as escolas para incentivar a participação nas olimpíadas de Física promovida pela Sociedade Brasileira de Física(SBF). 


 Vídeos


                                           Professor Jamilton Rodrigues da UEPB

Veja mais 

























Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário