quinta-feira, 17 de maio de 2018

XXI Olimpíada brasileira de astronomia acontecerá nesta sexta, 18. Destaque no Jornal da 87 de Cuité

O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) participou, ao vivo, do Jornal da 87, comandado por Ramsés e Aéliton, nos estúdios da rádio comunitária de Cuité, caminhando na Luz, para divulgar a realização da XXI olimpíada brasileira de astronomia, que acontecerá amanhã, sexta-feira, 18, nas escolas cadastradas.
O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) divulga a XXI OBA, parabeniza as duas escolas do Curimataú paraibano que ganharam medalhas na OBF 2017, cuja premiação aconteceu na semana passada: Escola estadual de  Sossego e escola estadual técnica de Cuité. Registrou também a falta de professor de Física na escola estadual  de Sossego, desde o início deste ano,  poderá ser resolvida com uma parceria com a direção da UFCG e a direção da escola. 
Professor Rafael e o diretor José Vieira

Poderão participar os estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas do Brasil.

Alagoa Grande participará da XX OBA com 3 escolas, sendo  duas escolas da rede municipal de ensino CAIC, sob a direção de Ana Lúcia e professor Dorival Oliveira e escola quilombola Firmino Santino do quilombo Caiana dos Crioulos, sob a direção de Irineu e professor Leonardo. Uma da rede estadual de ensino Escola estadual de Demonstração de Alagoa Grande, sob a direção de José Vieira. O professor Rafael Rodrigues, que incentivou o cadastro das escolas,  acompanhará as provas na escola  quilombola.

XXI  OBA 

A olimpíada brasileira de astronomia (OBA) possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 18/05/18, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a sexta-feira, dia 18/05/18 e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.

Veja a definição de “níveis” no Regulamento da OBA ou no Regulamento da MOBFOG Todos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento veja as suas datas de realizações no link Calendário.

Anualmente organizamos em parceria com Secretarias Municipais e ou Estaduais de Educação cerca de meia dúzia de Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA). Veja como organizar um EREA em nossa página dos EREAs.

Também visando a capacitação de professores e motivação de alunos estamos disponibilizando o Planetário Digital Itinerante da OBA. Detalhadas informações sobre o mesmo estão no site do projeto “Oba de olho no céu”.

Recomendamos a visita ao nosso setor de Downloads e de Vídeos, pois estamos continuamente disponibilizando materiais de interesse dos professores. Toda correspondência enviada via Correios ou via Emails estão disponíveis no link Downloads de 2018.

Matéria relacionda
https://rafaelrag.blogspot.com.br/2018/04/professor-da-ufcg-participa-da.html

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário