quarta-feira, 11 de abril de 2018

Começam na UFCG as aulas do Período Letivo 2018.1. Primeiro dia de Aula de Física II.



Professor Rafael Rodrigues, tirando as dúvidas da primeira aula da disciplina de Física II, oscilações harmônicas simples do sistema massa-mola, ontem, terça-feira, 10 de abril, das 10h às 12h.  Trata-se de um corpo preso na extremidade de uma mola, tendo a outra extremidade fixa. Ao puxar o corpo de sua posição de equilíbrio, ocorrerá o movimento harmônico simples, para pequenas oscilações.

O professor Rafael ministrará também,  neste período letivo da UFCG, nos dias terça-feira e quinta-feira as disciplinas de instrumentação II(das 8h às 10h) e Instrumentação IV (das 16h às 17h).
  
Professor Vlademir no laboratório de informática.


As aulas do período vão até o dia 6 de agosto, com as provas finais acontecendo até o dia 10. As solenidades de colação de grau terão início no dia 20 de agosto.


Veja aqui o calendário.

Também começou na segunda-feira, 9 de abril,  o cadastramento dos convocados na oitava e última chamada de candidatos da lista de espera para vagas remanescentes. Os candidatos foram convocados em até cinco vezes o número de vagas remanescentes de cada curso, turno e demanda, identificados como "classificados" e "suplentes".

A denominação “classificado” identifica o candidato convocado no limite das vagas disponíveis para cada curso, enquanto que a denominação “suplente” identifica o candidato convocado além do limite de vagas ofertadas.

Cadastramento

Todos os candidatos convocados na oitava chamada (classificados e suplentes) devem se cadastrar nesta segunda, dia 9, e terça, 10. O não comparecimento ou não apresentação da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga.

Por meio do cadastramento, os suplentes se tornarão habilitados para concorrer às vagas, ficando sua confirmação condicionada à desistência do candidato classificado ou desistência de outros candidatos até às 17h dessa terça-feira, dia 10, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação no curso.

A divulgação da relação de suplentes cadastrados efetivamente vinculados à UFCG ocorrerá na quinta-feira, dia 12 de abril, com a matrícula em disciplinas acontecendo nos dias 16 e 17 de abril.

Veja aqui o edital com as informações detalhadas.

Confira o cronograma:

Início das aulas do Período Letivo 2018.1

09 de abril

Cadastramento e matrícula em disciplinas dos classificados na oitava chamada

Cadastramento dos suplentes da oitava chamada

09 e 10 de abril

Divulgação da relação de suplentes cadastrados efetivamente vinculados

12 de abril

Matrícula em disciplinas dos suplentes cadastrados efetivamente vinculados

16 e 17 de abril

(Ascom UFCG)

Primeira aula da disciplina de Física II:  teoria e aplicação do oscilador massa-mola. Na parte teórica foi resolvida detalhadamente a equação diferencial de segunda ordem (EDO), baseada na segunda lei de Newton, aplicada para encontrar a equação horária do oscilador harmônico simples.



 A equação horário do oscilador massa-mola  é uma função harmônica cosseno ou seno. Nesta aula, escolhemos com sendo o cosseno. O termo simples é devido ao fato do movimento oscilatório ser somente em uma direção horizontal ou vertical. Por isso, o sistema pode ser  dito oscilador harmônico simples (MHS).



 Veja mais imagens








A força restauradora da mola e a equação caraterística do movimento harmônico simples.
 Esta equação da aceleração dependente da coordenada de posição é o que caracteriza o OHS.
Período teórico e experimental do oscilador massa-mola.
 Resolução da EDO de segunda ordem no tempo e coeficientes constantes.



A solução geral da EDO é uma combinação linear de duas soluções linearmente independente. Nesta notação, o ponto em cima da letra x, significa a derivada de x em relação ao tempo. Dois pontos, significa a derivada de segunda ordem de em relação ao tempo.





 A derivada da função exponencial de theta em relação a theta é ela própria. Neste caso, usando a regra da cadeia, obtemos:




Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário