sábado, 14 de abril de 2018

Grupo Boca de Cena e a Caravana Ariano Sussuna, se apresentam em Frente ao Teatro Santa Ignêz, em Alagoa Grande, neste sábado, 14

Primeiro, eles participaram de uma capacitação com os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Por meio do intercâmbio com o pessoal do Iphaep, aprenderam o que é o patrimônio, o bem cultural, o patrimônio material e imaterial e a diferença entre tombamento e registro. Os atores também entenderam a importância da ação cidadã, no tocante a quem deve cuidar do patrimônio, e conheceram quais são os órgãos responsáveis pela preservação patrimonial na Paraíba. Agora, como resultado dessa oficina educativa, o grupo teatral Boca de Cena estará percorrendo 13 cidades paraibanas para apresentar a Caravana Ariano Suassuna – Patrimônio Nosso. A primeira encenação aconteceu ontem, sexta-feira (13) e neste sábado(14), em Alagoa Grande.
Na cidade onde nasceu Jackson do Pandeiro e Margarida Maria Alves, e cujo Centro Histórico é delimitado e tombado pelo Iphaep, o grupo Boca de Cena realiza duas atividades. Na sexta-feira, os atores atuam como multiplicadores da ação educativa e patrimonial, realizando um Minicurso Patrimonial. O evento acontece no Auditório do Cras, nos dois horários – das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h -, sendo que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas, antecipadamente, na sede da Secretaria de Educação do Município. Nessa rodada de conversa, o púbico-alvo será composto de gestores, professores, pesquisadores e todos aqueles que se comprometam a utilizar o aprendizado e a legislação estadual do Iphaep para preservar o patrimônio de Alagoa Grande.
Já no sábado, a partir das 19h30, o grupo Boca de Cena se encontra com o público em frente ao Teatro Santa Inês. O espetáculo utiliza a linguagem do teatro de bonecos, como um veículo cultural para dialogar com a população, no intuito de que cada cidadão reconheça os bens culturais de sua cidade e passe a defender o rico patrimônio edificado e imaterial de Alagoa Grande. “A Caravana Patrimônio Nosso é um projeto de educação patrimonial vibrante, que faz uma homenagem ao paraibano Ariano Suassuna, dramaturgo, escritor e grande defensor da cultura nordestina”, explica Leonardo W. Barbosa, diretor geral do Boca de Cena.
Leia mais

ANDANÇAS – A Caravana Ariano Suassuna – Patrimônio Nosso vai percorrer do Litoral ao Sertão do Estado, atendendo 13 dos municípios paraibanos que têm Centro Histórico protegido pela legislação estadual do Iphaep. Além de Alagoa Grande, a trupe de teatro vai fazer andanças em Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Mamanguape, Pilar, Pombal, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto, São João do Rio do Peixe, São João do Cariri e Sousa, cujas cidades são preservadas e têm Decreto Estadual de Tombamento. As datas dos demais encontros entre os municípios e a trupe da Caravana Ariano Suassuna ainda estão sendo agendadas.
“Esse trabalho é de suma importância para a educação patrimonial da Paraíba, pois o Boca de Cena utiliza a arte como instrumento educativo, multiplicando o saber com os gestores públicos da localidade”, comenta a diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo. “Num outro momento, o grupo faz, ainda, aquilo que lhe é mais peculiar: a arte em cena aberta”.
Segundo lembra a gestora do patrimônio estadual, com o teatro de bonecos, uma forma lúdica e das mais autênticas da arte popular, “o Boca de Cena promove, junto à população, o sentido do reconhecimento e do usufruto dos bens culturais preservados, tendo como homenageado o paraibano Ariano Suassuna, referência da defesa da nossa Cultura”.
Registrado no portal http://paraiba.pb.gov.br
Blog rafaelrag com Vidal Dedeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário