sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Com crise de água na Região Sudeste, especialistas recomendam medidas para evitar desperdício

Dicas para Economizar água
Usina hidrelétrica de Marimbondo em Fronteira (MG) estava com nível de água muito baixo em março de 2014 Foto: Michel Filho / Agência O Globo
RIO - Com o aumento de cerca de 40% no consumo de água no verão e a crise hídrica na Região Sudeste, aumenta a preocupação com o desperdício no estado. Na quinta-feira, 22 de janeiro, pela primeira vez desde a criação, o reservatório de Paraibuna, o maior do Paraíba do Sul, atingiu o volume morto. A Cedae, até o momento, não prevê a necessidade de racionamento, mas especialistas recomendam algumas medidas simples que podem ser tomadas para reduzir o consumo, já que a chuva prevista para os próximos dias será insuficiente para elevar o volume dos reservatórios.

Confira abaixo algumas dicas para um consumo mais consciente de água:

Banho. Procure tomar banhos rápidos, de no máximo 15 minutos. Molhe o corpo e feche a torneira. Após se ensaboar, abra a torneira para se enxaguar.

Torneira fechada. Na hora de escovar os dentes, o melhor é deixar a torneira fechada. De preferência, coloque água num copo e use o conteúdo para enxaguar a boca. Para fazer a barba, também não deixe a água escorrendo. É bom lembrar que, com a torneira aberta, pode-se gastar de 12 a 20 litros de água por minuto.

Máquina de lavar. Acumule roupa. Lave as peças individuais à mão.

Jardins. Não use mangueira. Dê preferência a regadores.

Carro. Também não utilize mangueira para lavar o veículo. O melhor é usar esponja e água acondicionada em um balde.

Lavar louça. Ensaboe na pia toda a louça com a torneira fechada e, depois, enxágue. No caso de máquina de lavar, só use na capacidade plena.

Calçadas. Ao lavar a calçada, não use a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e, depois, jogue um balde d’água. Essa medida pode resultar numa economia de até 250 litros.

Blog rafaelrag com o portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário