sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

POPULAÇÃO DE AREIA FAZ PROTESTO DEVIDO FALTA D'ÁGUA E INTERDITA A PB 079, EM FRENTE AO CAMPUS DA UFPB, NESTA SEXTA, 30 DE JANEIRO

Os moradores de Areia reclamam a falta de água nas torneiras, apesar da barragem ter água e abastecer dezenas de municípios da região. Com o  objetivo de sensibilizar as autoridades competentes, alguns moradores de Areia, realizaram um grande protesto pacifico, queimando pneus e colocando bambus na pista, interrompendo o trânsito pela manhã e à tarde, na PB 079, em frente a entrada do campus da UFPB, no trecho entre as cidades de Remígio e Areia, causando grande transtornos no trânsito para os motoristas que transportavam pacientes e alimentos. Gerou um grande engarrafamento e vários carros-pipas ficaram parados sem poder passar também. 

O objetivo do movimento é conseguir falar com o secretário de recursos hídricos e infraestrutura João Azevedo, para garantir o abastecimento com a água da barragem Saulo Maia, pois há mais de duas semanas falta água em Areia. Teve também outro bloqueio na entrada da cidade de Areia, próximo do posto de gasolina. 
                                                               Pedro
                                     Professor Rafael entrevistando o Pastor Júnior
Realmente o Deputado Tião Gomes falou durante a campanha de que se o governador não fizer a adutora de água para abastecer a cidade de Areia, o povo não precisava votar nele. O  deputado Tião foi reeleito e agora é a vez dele cobrar também do governador para realizar a obra prometida, afirmou um dos representantes da manifestação desta sexta, 30 de janeiro. O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) conversou com alguns moradores participantes da manifestação Eliane, Pedro, Jéssica, Sueli e o pastor Júnior, cujas gravações serão rodadas no domingo, no programa informativo GEMAG, das 11:30h às 13h, na rádio comunitária de Alagoa Grande. 

O professor Rafael que vinha de Cuité para a sua terra Natal, ficou surpreso com o movimento e  fez algumas intervenções. Ele falou pelo celular, participou ao vivo do programa a hora da Cultura, sob o comando de Bibiu do Jatobá da radio Piemonte FM de Alagoa Grande e registrou também a manifestação pacífica, no  programa Balança Geral, sob os comandos de Valderedo Borba e Arquimedes de Castro, na rádio Correio de Campina Grande, com entrevistas dos moradores.

Pedro falou que tem um descaso com mais de 30 anos, o povo sofre com falta água e  há duas semanas sem água nas residências, com as barragens  cheias. Quando o professor Rafael perguntou pelo deputado Tião Gomes, Pedro não quis fazer nenhuma referência e Eliane falou que votou nele porque ele garantiu que o abastecimento d'água de Areia seria normalizado em  6 meses. O pastor Júnior cobrou um representante do governo estadual e lamentou que nenhum político de Areia compareceu ao local da manifestação. 

Eliane, comentou que Areia é conhecida como a cidade das água e ficou surpresa com a polícia prometendo tropa de choque, mas a população quer água nas torneira. e tem muito carros-pipas levando água para outros município. Sueli, outra moradora de Areia, comentou que os representantes do governo ainda não autorizaram fazer a adutora de Areia.

Tiveram momentos difíceis durante o protesto. Quando chegava um paciente vindo de um hospital, para passar pelo bloqueio era necessário a autorização dos manifestantes. Por exemplo, pacientes de hemodiálise, vindo de Campina Grande. Um caminhão com uma carga de carne ficou preso sem poder passar, um caminhão com material escolar do estado, entre outros. Por volta das 17:30h chegou uma equipe da TV Paraíba e registrou algumas imagens e entrevistas com os moradores. Logo após foi um momento de muita tenção com a polícia militar que acompanhava o movimento de motos e 3 viaturas. Compareceu ao local também uma equipe do corpo de bombeiro. Um representante da polícia lembrou do acordo para terminar o movimento, quando a TV chegasse ao local. Depois de muitas negociação concordaram continuar com o protesto até às 20h.  Teve quem falou que o movimento tinha fins políticos.

Veja outras imagens.

Durante a semana  postaremos dois  vídeos sobre esta manifestação.

                                                  Professor Rafael Rodrigues
                                                  Fábio e Reginaldo
 Veja mais imagens

                              Motorista Fábio com material escolar do estado, 
                            prejudicado pelo bloquei, mas solidário ao movimento
                                  Moradora de Areia diz que o movimento é político



                   Zezinho falou que se não passar com a carne ele iria cobrar na justiça.
















                                  Pacientes de hemodiálise, vindo de Campina Grande












                                 Um médico conseguiu passar pelo bloqueio










Moradores de Areia ficaram também sem poder passar pelo bloqueio



















                            Adriano indo com a carga de alimentos para a feira de Alagoa Grande















                                         Muitos carros-pipas sem passar pelo bloqueio






Blog rafaelrag


Nenhum comentário:

Postar um comentário