terça-feira, 4 de junho de 2013

Aluna de letras da USP é eleita presidente da UNE

Vic-Barros-jpg_140517RIO – A estudante de Letras da Universidade de São Paulo (USP) Virgínia Barros ou Vic Barros, como é conhecida, de 27 anos, foi eleita domingo a nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em congresso realizado em Goiânia (GO). A eleição de Vic representa a continuidade da hegemonia do PCdo B no movimento estudantil. O partido comanda a entidade desde 1991.
A nova presidente, da chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar”, recebeu 2.607 votos, ou 69% dos 3.764 delegados credenciados para votar. 


De acordo com a UNE, este ano a participação dos estudantes bateu um recorde com 98% das das instituições de ensino superior no Brasil representadas no congresso. As outras chapas concorrentes foram “Oposição de Esquerda da UNE”, com 618 votos (16,4%) e “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, com 539 votos (14,3%).
Vic Barros é pernambucana de Garanhuns, terra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e militante da União da Juventude Socialista (UJS), foi eleita com as propostas de avançar no debate sobre as drogas, denunciar o extermínio dos jovens negros e pobres e pela democratização dos meios de comunicação do país.
A nova presidente também promete mais radicalização e pressão no relacionamento com o governo federal e a reivindicação imediata de R$ 2,5 bilhões no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Outra prioridade aponta por ela é a luta contra a desnacionalização do ensino privado no país, que de acordo com a UNE, está cada vez mais entregue aos grupos financeiros internacionais.
Yahoo! Noticia Brasil
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário