terça-feira, 4 de junho de 2013

Reitoria da UFCG não apresenta solução para déficit de docentes no Curso de Enfermagem



Depois de uma reunião conjunta de cerca de quatro horas de duração, ontem de manhã (29/05), nenhuma solução foi encontrada para falta de 15 professores no Curso de Enfermagem da UFCG. Da reunião, que foi realizada no Auditório do CCBBS, participaram os professores, representantes do Centro Acadêmico, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Pró-Reitoria de Ensino e da Secretaria de Recursos humanos. A ADUFCG participou à convite dos docentes do Curso.
Os estudantes do Curso de Enfermagem da UFCG estão em greve contra precarização do trabalho docente e a falta de professores no seu curso. A decisão foi tomada durante uma assembleia estudantil, na terça-feira (28/05).



A reunião foi aberta com uma explanação do pró-reitor Luciano Barosi, ressaltando que não é a Reitoria da UFCG quem sozinha define a realização de concursos públicos para contratação de novos professores para atender às demandas dos cursos.


Ele também avaliou na sua apresentação que sempre é possível otimizar o funcionamento dos cursos, mas não apresentou nenhuma solução para a falta de professores do Curso de Enfermagem da UFCG para o próximo semestre.
Em seguida, o coordenador do curso, Alan Dionízio, apresentou um relato detalhado sobre o problema da falta de professores, os motivos da crise e para a decisão do curso de não ter oferecido disciplinas além da capacidade dos atuais docentes, além de explicações sobre a demanda de 15 novos docentes para o curso.
O diretor do CCBS, Paulo Monteiro, falou depois e também argumentou que sempre é possível otimizar a atuação dos professores e reduzir o déficit de docentes. Ele disse não acreditar que o Curso de Enfermagem consiga num curso espaço de tempo os 15 docentes que reivindica.
O secretário de recursos humanos da UFCG Homero Rodrigues, falou em seguida e informou que no último contato entre a Reitoria e o Ministério de da Educação, recebeu a avaliação que a falta de professores para os cursos implantados no Programa Reuni foi resultado de um planejamento ineficiente das Universidades. Ele também informou que próxima terça-feira (04/06), junto com o reitor Edilson Amorim, participará de uma reunião com a diretora de desenvolvimento da rede de instituições federais de ensino superior do MEC, Adriana Weska, para tratar do banco de professores equivalentes das universidades e que na quarta-feira apresentaria uma resposta para a demanda do Curso de Enfermagem.



O diretor-presidente da ADUFCG, Gonzalo Rojas, participou da reunião e durante sua fala ressaltou que a solução para a falta de professores no Curso de Enfermagem não pode passar pela intensificação e pela precarização do trabalho docente, por estratégias de privatização ou mudança nos conteúdos determinados pelo projeto acadêmico do curso.
A presidente do CA de Enfermagem, Fernanda Layse, também falou durante a reunião e reforçou seu apoio e solidariedade aos professores, mas ressaltou a greve dos alunos só terminará quando uma solução para a falta de professores for encontrada.
Uma reunião entre a coordenação do curso, estudantes e a diretoria do CCBS ficou prevista para acontecer, com o objetivo de aprofundar as avalições da falta de professores.
Blog rafaelrag com informações da ADUFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário