quinta-feira, 16 de maio de 2013

PSB envia nota de pesar pela morte do professor Luiz Renato, ex-candidato a reitor da UFPB


Morre em Recife o professor e diretor do IDEP na UFPB,   Luiz Renato Vítima de embolia pulmonar faleceu na manhã de ontem quarta-feira (15), em Recife, o diretor  do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba e Coordenador  do Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos (IDEP)  e professor  da Universidade Federal da Paraíba,  Luiz Renato.   
A informação é que o professor estava realizando exames do coração em Recife (PE) e durante um cateterismo teve uma embolia pulmonar e foi a óbito.

  
Luiz Renato era professor da Universidade Federal da Paraíba, desde 1985, com pós-doutorado em Materiais Compostos pelo INPL – França (1992), Doutorado em Ciências dos Materiais pela Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1985) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB )1982).

Além de mestre na área de engenharia era pesquisador e coordenador de projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Coordena o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos – LMPC/CT/UFPB, participa de parceria para desenvolvimento de produtos e Inovação tecnológica da Empresa Penalty na área de materiais nanoestruturados.

Tinha  experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas avançadas e tradicionais, nanomateriais, polímeros, modificação de asfaltos, argilas tradicionais, argilas organofílicas e caracterização.

Participou de mais de trinta bancas examinadoras de dissertação e de Teses de doutorado, participando ativamente na atualidade nas Redes Temáticas Asfalto, Renami (rede de Nanomateriais e Interfaces), além de participar de projetos conjuntos em parceria com diversas empresas públicas e privadas (Penalty, Artecola Nordeste Ltda., Alpargatas, etc).

Foi pró-reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade-Setor Produtivo, Foi Idealizador e membro do Programa de Responsabilidade Social da UFPB e do Fórum de Responsabilidade Social do Estado da Paraíba.

Desde 2007, é colaborador semanal do Jornal Correio da Paraíba e diversos portais (MaisPB, ParaibaJá, CanalPB, Portal Correio e FatosPB). Era vice-lider do Grupo de Pesquisa ASPOL II (UFCG), pesquisador do Grupo de Pesquisa PETROMAT (UFCG) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Tecnologia Mineral e Ambiental (UFPB.

Acesse o portal de notícia que o professor Luiz Renato  www.professorluizrenato.com/

UFPB: Luto Oficial pelo falecimento do professor Luiz Renato

É com profundo pesar que a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, comunica à comunidade acadêmica o falecimento na noite de ontem do professor Luiz Renato de Araújo Pontes, decretando Luto Oficial por três dias, tempo em que ficam suspensos todos os eventos festivos nas dependências dos campi da instituição.

Currículo: Luiz Renato de Araújo Pontes iniciou suas atividades docentes na UFPB em 1985, no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia, campus I, João Pessoa.
  
Exercia atualmente o cargo de Presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), órgão ligado à reitoria da universidade, tendo sido anteriormente Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo da UFPB.

Possuía pós-doutorado em Materiais Compostos pelo INPL França (1992), Doutorado em Ciências dos Materiais pela Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1985) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB -1982).

Era pesquisador e coordenador de projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenou o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos LMPC/CT/UFPB, participou de parceria para desenvolvimento de produtos e inovação tecnológica da Empresa Penalty na área de materiais nanoestruturados.

Tinha experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas avançadas e tradicionais, nanomateriais, polímeros, modificação de asfaltos, argilas tradicionais, argilas organofílicas e caracterização.

Participou de mais de trinta bancas examinadoras de dissertação e de Teses de doutorado, participando ativamente na atualidade nas Redes Temáticas Asfalto, Renami (rede de Nanomateriais e Interfaces), além de participar de projetos conjuntos em parceria com diversas empresas públicas e privadas (Penalty, Artecola Nordeste Ltda., Alpargatas, etc). Foi Idealizador e membro do Programa de Responsabilidade Social da UFPB e do Fórum de Responsabilidade Social do Estado da Paraíba. Desde 2007, era colaborador semanal do Jornal Correio da Paraíba e diversos portais (MaisPB, ParaibaJá, CanalPB, Portal Correio e FatosPB). Era vice-lider do Grupo de Pesquisa ASPOL II (UFCG), pesquisador do Grupo de Pesquisa PETROMAT (UFCG) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Tecnologia Mineral e Ambiental (UFPB).

Fonte: PBHOHE

Confira a nota do PSB
O Partido Socialista Brasileiro-PSB, consternado, lamenta profundamente o falecimento do companheiro Luiz Renato de Araújo Pontes, professor universitário, escritor, militante socialista e dirigente partidário, ocorrido nesta quarta-feira (15), vítima de infarto.

Luiz Renato nasceu em 12 de agosto de 1961, era pós-doutor em Materiais Compostos, pesquisador na área de Tecnologia Mineral e Ambiental, com vida acadêmica vinculada ao Centro de Tecnologia da UFPB, onde foi vice-diretor, tendo sido pró-reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade-Setor Produtivo, idealizador e membro do Programa de Responsabilidade Social da UFPB e do Fórum de Responsabilidade Social do Estado da Paraíba, Presidente do IDEP, ex-candidato a Reitor da UFPB e membro da Direção Estadual do PSB-PB, deixando sempre o exemplo de luta e determinação.

Em nome de todos que fazem o PSB de João Pessoa e da Paraíba, manifestamos o mais profundo sentimento de pesar, ao tempo em que prestamos as condolências e votos de solidariedade aos familiares e amigos enlutados.

João Pessoa-PB, 15 de maio de 2013
José Edvaldo Rosas

Presidente Estadual do PSB-Paraíba
Ronaldo Barbosa

Presidente Municipal do PSB-João Pessoa
 
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário