terça-feira, 21 de maio de 2013

Espanha: Aguinaldo Ribeiro conhece o sistema do Metrô de Madri


O primeiro compromisso da agenda do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ontem, segunda-feira (20/05) na Espanha, foi conhecer o Centro de Controle do Metrô de Madri. O diretor-geral de Desenvolvimento Estratégico, Tobias Zisik, fez uma apresentação sobre o funcionamento das mais de 300 estações distribuídas em 292 quilômetros.
O metrô de Madri é uma empresa pública municipal, administrada por um consórcio de empresas, responsável pelo funcionamento das 14 linhas e dos 2.420 veículos. Por dia, o transporte atende 2,1 milhões de pessoas. Em 2012, o total de pessoas transportadas chegou a 615 milhões.

O monitoramento da segurança é feito por 4.700 câmeras instaladas dentro das estações e outras quatro mil na parte externa. “A segurança dos passageiros é da máxima importância. Hoje é mais seguro estar dentro de uma estação do metrô do que fora”, disse Tobias Zisik.


O Centro de Controle do Metrô de Madri funciona em três turnos com 25 funcionários. Os três grupos são responsáveis pela inteligência, controle de operação e de energia, além da identificação de avarias no sistema. “Em cinco minutos conseguimos avisar a todos os passageiros sobre qualquer tipo de avaria no sistema”, disse Zisik. As linhas param diariamente da uma às cinco da manhã para manutenção.

Em seguida, o ministro foi até a Estação Chamarim, para conhecer o Metrô Ligero, um transporte similar ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Brasil, desenvolvido pelos espanhóis. O projeto é considerado um dos mais modernos e avançados de integração dos modais de transporte público.

“Temos hoje investimentos da ordem de R$ 60 bilhões em mobilidade urbana para atender médias e grandes cidades brasileiras. Este é um momento importante para troca de conhecimento tecnológico”, disse o ministro ao secretário de Transporte do Governo da Comunidade Autônoma de Madri, Pablo Cavero Martines, nas instalações do Metrô Ligero.


Integraram a comitiva do ministro Aguinaldo Ribeiro em Madri, a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, o diretor de Desenvolvimento Institucional do MCidades, Carlos Vieira, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão e o vice-Presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Da Redação
Com MaisPB
Blog rafaelrag com Willian Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário