sexta-feira, 28 de setembro de 2012

X ENCONTRO DE LICENCIATURA EM FÍSICA




 O X Encontro de Licenciatura em Física (X ENLIF) acontecerá no período de 01 a 05 de outubro de 2012 nas dependências da UFRJ.

 Programação preliminar


1 de outubro - segunda-feira

           Exposição de experimentos 
                    Feira científica

Serão apresentadas montagens de experiementos feitos com baixo custo de produção e que podem despertar o interesse dos alunos pela ciência. Trata-se de uma nova abordagem do ensino de ciência, através da observação e da apresentação de situações-problema. Neste espaço, é possível que professores e expositores troquem idéias sobre aplicações ao Ensino Médio, variações do método, aplicação em sala de aula, entre outros.
Expositores convidados: Ladif-IF/UFRJ, UERJ, Cederj, Espaço Coppe/UFRJ, Espaço Ciência Viva, USP e muitos outros expositores independentes.

Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, das 17 h às 20 h 15 min

Apresentação de trabalhos na forma de painéis e o concurso de fotografias
Neste espaço professores e alunos da graduação poderão apresentar seus trabalhos aceitos pela coordenação do evento para todos os participantes do X Enlif e apreciar os fenômenos fisicos registrados pelas lentes dos participantes do 2º concurso de fotografias deste evento.

Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, das 17 h às 20 h 15 min


Solenidade de abertura do evento

Será feita a solenidade de abertura do X Enlif que contará com a presença do Decano CCMN, do Diretor do IF, do Coordenador da Licenciatura em Física e coordenação geral do evento.

Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, das 20 h 15 min às 21 h 45 min


Palestra: O que os alunos aprendem nas atividades de ensino investigativo - ministrada por Prof. Anna Maria Pessoa de Carvalho (LaPEF - FEUSP) : Vamos primeiramente discutir e dar exemplos sobre os dois campos de investigação necessários para a construção das Atividades de Ensino Investigativas:

1 – como construir o problema, isto é, como traduzir os fenômenos Físicos em problemas que sejam interessantes para os alunos, possível de serem resolvidos e principalmente que suas resoluções encaminhem os estudantes na direção dos conhecimentos científicos.

2 - como organizar o ensino em sala de aula de modo a criar um ambiente que proporcione aos alunos liberdade de pensarem, discutirem e construírem seus próprios conhecimentos.

Após, iremos descrever nossa proposta de organização do ensino a partir dos referenciais teóricos apresentados e então mostraremos a aprendizagem os alunos através de pequenos vídeos retirados de aulas onde nossas Atividades de Ensino Investigativas foram ensinadas (níveis: fundamental e médio).

Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 343, das 20 h 15 min às 21 h 45 min



2 de outubro - terça-feira

Mini-curso: A aventura das partículas: Em busca dos elementos fundamentais da natureza - ministrada por Prof. José Helder Lopes (IF-UFRJ) : Após uma breve revisão dos conceitos da Relatividade Restrita e da Mecânica Quântica, discutiremos a evolução recente do nosso conhecimento sobre as partículas elementares, culminando com o Modelo Padrão de quarks e léptons, interagindo através da troca de bósons intermediários pelas interações eletromagnética, fraca e forte.
Comentaremos sobre os limites deste modelo e as novas teorias propostas. Discutimos também os aspectos mais relevantes dos aceleradores de partículas e dos detetores, concluindo com a apresentação dos experimentos atuais, em particular os do LHC do CERN.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 331, das 18 h às 20 h


Mini-curso: Placa arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC - ministrada por Prof. Hélio Salin (IF-UFRJ) : A placa Arduino tem se tornado uma verdadeira plataforma para a realização de experiências didáticas assitidas pelo computador (PC). Sua simplicidade, funcionalidade e baixo custo a tem tornada uma grande aliada do produtor de material didático, particularmente no ensino de Física. Vamos apresentar a placa Arduino e exemplos práticos de sua utilização em experiências de Física.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 341, das 18 h às 20 h


Mini-curso: Sistema métrico - ministrada por Prof. Sandro Fernandes (CP II - Unidade: São Cristóvão) : No mini-curso será apresentada uma proposta didática, para o tema de Física do Ensino Médio, Sistemas de Unidades, com enfoque em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Será usada uma metodologia para desenvolvimento de uma atividade investigativa, com roteiro de apoio para os alunos e material didático que visa auxiliar o professor.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 333, das 18 h às 20 h
Mini-curso: Nanotecnologia no cotidiano - ministrada por Prof. Rodrigo Capaz (IF-UFRJ) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 339, das 18 h às 20 h
Palestra: Escola do CERN para professores do ensino médio - ministrada por Prof. João Ricardo (CPII - Unidade: Engenho Novo) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 343, das 20 h 15 min às 21 h 45 min




3 de outubro - quarta-feira
Mini-curso: A utilização de dispositivos móveis em experimentos de Física - ministrada por Prof. Marcos Binderly Gaspar (IF-UFRJ) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 4 º andar, sala 415-B, das 18 h às 20 h


Mini-curso: Necessidades educacionais especiais: Estratégias didático-pedagógicas no ensino de ciencias - ministrada por Prof. Allan Damasceno (Instituto de Educação - UFRRJ) : A educação inclusiva é um movimento cultural inserido na dimensão social contemporânea, tendo por pressuposto a democratização tanto da educação quanto da sociedade. Há, nesse movimento, a busca da efetivação de oportunidades de acesso à escola pública por parte dos grupos vítimas da segregação historicamente imposta. Neste sentido, a referida oficina oportunizará o debate teórico-metodológico sobre a criação de oportunidades de aprendizagem no ensino de ciências para estudantes com deficiências sensoriais, motoras e intelectuais.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, 331, das 18 h às 20 h


Mini-curso: Problemas Abertos - ministrada por Prof. André Penna Firme (FE-UFRJ) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 341, das 18 h às 20 h


Mini-curso: Monografia de ensino de física - A questão do plágio - ministrada por Prof. José Eduardo Ramalho Dantas (CEFET - Friburgo) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 331, das 18 h às 20 h


Mesa redonda : É o ENEM uma prova de seleção para a entrada na universidade? - convidados: Prof. Carlos F. M. Rodrigues (CP II / Tereriano / Intelectus) , Prof. Alfredo S. F. Junior (CEFET-RJ / CP II / Colégio São Bento)
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 343, das 20 h 15 min às 21 h 45 min




4 de outubro - quinta-feira
Oficina de ciências : Eletroquímica - ministrada por Profa. Lígia de Farias Moreira (IF-UFRJ) e Mônica Sayuri (IF-UFRJ): O objetivo desta oficina é trabalhar interdisciplinarmente Física e química, mostrar através de pequenos experimentos os conceitos de eletroquímica, utilizando materiais de fácil acesso. Para isso faremos ao todo 10 experiências, à saber: 1) Pilha humana (demonstração), 2) Condução elétrica em meio básico, ácido e salino (atividade investigativa), 3) Concentração de eletrólito (demonstração), 4) Voltagem com pares diferentes de metais (Atividades investigativa), 5) Pilha de Volta (Atividade investigativa), 6) Pilha de Daniels (Atividade Investigativa), 7) Pilhas de frutas (demonstração), 8) Pilha de refrigerante com eletrólito (demonstração), 9) Eletrólise (Atividade Investigativa), 10) Eletrodeposição (Atividade Investigativa).
Após cada experiência será mostrado o conceito envolvido, tanto de química como de física. Os alunos receberão material impresso.

Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 4º andar, sala 414, das 18 h às 20 h


Oficina de ciências: Uma breve história da interferometria no séc. XIX - ministrada por Prof. Roberto Pimentel (CAp-UFRJ) : Exceto por duas montagens experimentais (a fenda dupla de Young e o experimento de Michelson-Morley), as técnicas interferométricas não têm seu papel reconhecido na história da Física e da Ciência em geral. No entanto, diversos avanços importantes a partir do século XIX foram influenciados ou mesmo possibilitados pela evolução da maneira pela qual o fenômeno da interferência da luz podia ser utilizado, fosse para evidenciar características da luz, para descobrir novos fenômenos ou para medir grandezas de outra forma inacessíveis, ou acessíveis com exatidões menores. A interferometria ajudou a estabelecer a teoria ondulatória da luz, a descobrir que a onda luminosa é uma onda transversal, a estudar as propriedades do éter luminífero e de seu efeito sobre os corpos em movimento em relação a ele, a medir com grande exatidão propriedades dos corpos, a sondar a estrutura da matéria e a constituição dos corpos, a determinar o tamanho das estrelas, a prover um padrão universal de comprimento em bases físicas, entre outras coisas. O resgate desta história permite uma apreciação mais acurada do papel da técnica no desenvolvimento científico, e também inspira a discussão do papel da história da Ciência no seu ensino.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3 º andar, sala 331, das 18 h às 20 h


Oficina de ciências: Remontando e reinventando o termoscópio de Galileu - ministrada por Prof. Amsterdam S. Marques (Inmetro - Curso Técnico em Metrologia) : Em 1592, Galileu Galilei abriu as portas para o estudo das escalas termométricas através de medições realizadas com um instrumento um pouco rudimentar que ele inventou. Este instrumento, conhecido como “Termoscópio”, apesar de estar em desuso nos dias de hoje para a sua finalidade, apresenta características interessantes para o professor de ciências abordar em sala de aula, pois em seu estudo ele remonta um pouco da história das medições e justifica a importância do estudo de escalas termométricas no ensino médio, introduzindo estes conceitos de uma forma lúdica e divertida de se aprender e deixando o aprendizado acessível a todos os públicos sem que seja necessária a introdução de nenhum pré‑requisito do conteúdo a ser estudado.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala ???, das 18 h às 20 h


Oficina de ciências: Atividades Investigativas em CTS - ministrada por Profa. Deise Miranda Vianna (IF-UFRJ) : Apresentaremos propostas didáticas para temas de Física do Ensino Médio, com enfoque em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Entre eles: Sistemas de Unidades, Ondas de Rádio, Reflexão e Espelhos, Empuxo. Os trabalhos a serem apresentados seguem uma proposta de ensino por atividade investigativa, usando diferentes formatos, como, por exemplo: experimentos, histórias em quadrinhos. Os participantes poderão trabalhar nas atividades e discutir resultados de sala de aula.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 339, das 18 h às 20 h


Oficina de ciências: Óptica - ministrada por Prof. Vitorvanni Soares (IF-UFRJ) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala ???, das 18 h às 20 h
Oficina de ciências: Magnetismo - ministrada por Prof. João Ricardo (CPII - Unidade: Engenho Novo) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.

Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 343, das 18 h às 20 h
Palestra: A teoria de Vigotsky e a aprendizagem de ciências - ministrada por Prof. Alberto Gaspar (UNESP - Guaratinguetá) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 343, das 20 h 15 min às às 21 h 45 min


5 de outubro - sexta-feira
Oficina de ciências: Propostas de ensino de F�sica contextualizado com a astronomia e a astron�utica - ministrada por Prof. Hugo Henrique Abreu Pinto (SEEDUC-RJ) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 331 das 18 h às 20 h

Oficina de ciências: Astronomia - ministrada por Prof. Francisco Laudares (UFRRJ) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, 341, das 18 h às 20 h

Oficina de ciências: Edição de vídeos - ministrada por Prof. Wagner de Souza (CEFET) : O palestrante ainda não enviou uma breve descrição dos temas abordados em sua palestra.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 333, das 18 h às 20 Oficina de ciências : Energia solar - ministrada por Prof. Carlos Wilson Fernandes (MSX engenharia) : Entendendo um sistema de aquecimento solar de água, princípios de funcionamento de uma instalação de aquecimento solar, apresentação de coletor solar de baixo custo e sistemas fotovoltaicos.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala ???, das 18 h às 20 h


Oficina de ciências: Medindo as velocidades da luz - ministrada por Prof. Antonio Carlos Fontes dos Santos (IF-UFRJ) : Nesta oficina propomos uma metodologia experimental, fácil de implementar no ensino médio, para a introdução do conceito de dispersão e medida da velocidade de fase e de grupo de ondas eletromagnéticas.
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 339, das 18 h às 20 h


Oficina de ciências: Experimentos didáticos no âmbito do PIBID/UFRJ da Física - ministrada por Profs. Almir Guedes, Marco Adriano Dias e Saionara Chagas (SEEDUC-RJ, UFRJ e IFRJ) : A oficina consistirá numa abordagem e discussão iniciais sobre a atuação do subprojeto Física do PIBID/UFRJ em escolas públicas, a integração entre universidade e escolas e as contribuições das atividades experimentais para a formação dos licenciandos e a melhoria do ensino de Física no nível médio. Então, os participantes poderão vivenciar e discutir com os supervisores de Física diversos aspectos relativos à aplicação nas escolas de dois experimentos didáticos: 1) Medidas e grandezas (consistiu em desenvolver habilidades relacionadas à coleta e ao registro de medidas de comprimento, massa e tempo. O experimento ainda levantava possibilidades para trabalharmos erro e incerteza); e 2) Introdução à eletrodinâmica (permitiu que os estudantes pudessem compreender fenômenos e conceitos, familiarizar-se com símbolos e unidades de medida e realizar medições com instrumentos no âmbito da eletrodinâmica, antes das aulas expositivas pertinentes).
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, sala 327, das 18 h às 20 h
Confraternização do evento, divulgação dos ganhadores do concurso de fotografias e cerimônia de encerramento
Local e horário: Instituto de Física - Centro de Tecnologia (CT), 3º andar, das 20 h 00 min às 21 h 45 min



  Outras informações na página do evento,




Blog rafaelrag
Ciências e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário