quinta-feira, 23 de julho de 2020

PREFEITO SOBRINHO RECEBE BIBIU DO JATOBÁ E TRATAM DA LEI ALDIR BLANC


O Prefeito de Alagoa Grande,  Antonio Sobrinho, recebeu na tarde de ontem, quarta-feira, dia 22 de julho, o Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antonio (Bibiu), para tratar da execução da LEI ALDIR BLANC que visa beneficiar os Espaços Culturais, os Artistas, (...), e Artesãos do Município. 

Na ocasião, Sobrinho demonstrou o melhor interesse possível para que os recursos desta Lei, venham ajudar o maior número possível de Artistas e fazedores de Cultura, neste momento em que eles foram os primeiros a pararem suas atividades e as apresentações Culturais estão proibidas uma vez que não podemos permitir as aglomerações tão essenciais para o sucesso de qualquer evento. Os famosos forrós, bailes de espaços como os do PARQUE BEIRA RIO, ANTONIO DO DOCE, DONA TIVA e outros, estão parados desde o mês de Março

De imediato o Prefeito prometeu criar através de Decreto, uma COMISSÃO para analisar e definir sobre quais Espaços Culturais serão contemplados com o subsídio da LEI ALDIR BLANC. Tambem falou que vai solicitar a Secretaria de Assistência Social para que a mesma dê todo o apoio no cadastramento dos Artistas que não receberam o AUXILIO EMERGENCIAL do governo Federal, mas que podem receber o AUXILIO EMERGENCIAL CULTURAL através do Governo do Estado.
Leia mais
Na ocasião Bibiu repassou para o Prefeito uma lista de Espaços Culturais que podem ser contemplados com a LEI ALDIR BLANC e que vão para análise da Comissão. Tambem ficou confirmado que 20 por cento dos recursos serão empregados em EDITAIS para que o maior número de Artistas, Bandas, Grupos Musicais, Artesãos, etc. sejam beneficiados com os recursos desta Lei já que os demais 80 por cento serão utilizados como Subsídios para os Espaços Culturais, Empresas produtoras de Cultura, etc, etc, 

Informamos que os Artistas que já estão recebendo Auxílio Emergencial PODEM participar dos Editais que sairão em breve para VENDER SUA ARTE através de Lives, Cursos pela Internet, obras de Arte para uso do Município, etc, etc. Alagoa Grande tem uma previsão de receber mais de DUZENTOS MIL REAIS e terá de investir toda esta grana no FAZER ARTÍSTICO E CULTURAL e na recuperação e manutenção dos Espaços Culturais conforme indica o Inciso II do Artigo 2º da Lei Aldir Blanc (Lei Nº 14.017 de 29 de Junho de 2020) que dispõe sobe ações emergenciais destinadas ao setor cultural.

Sobrinho também prometeu que os próximos passos na Cultura de Alagoa Grande serão a efetivação do Conselho Municipal da Cultura; o Fundo Municipal da Cultura e que os ativistas culturais e a sociedade irão discutir um Plano Municipal da Cultura para que assim seja efetivado o tão almejado Sistema Municipal da Cultura.

Solicitamos que os Artistas e Artesãos procurem a Secretaria da Cultura para efetivarem também seus nomes no CADASTRO MUNICIPAL e que aguardem orientações para se cadastrarem também no CADASTRO ESTADUAL que vai receber o cadastro daqueles e daquelas fazedores/as de Cultura que não receberam o primeiro AUXILIO DO GOVERNO FEDERAL.

Ao final, Bibiu presenteou o Prefeito Antonio Sobrinho com um bonito quadro contendo o Selo alusivo ao Centenário de Jackson do Pandeiro, obra do Artesão alagoagrandense conhecido como Nado Artesão. Entendemos que a reunião foi muito proveitosa e que abriu caminho para que uma vez chegando os recursos da Lei Aldir Blanc em Alagoa Grande, sejam contemplados o maior numero de artistas e linguagens artísticas da terra de Jackson do Pandeiro.





Edição da matéria e fotos de Severino Antonio (bibiu).
Fone/zap (83) 99369 3233.

Nenhum comentário:

Postar um comentário