quarta-feira, 1 de julho de 2020

Eleições 2020. Oito Pré-candidatos a Prefeito em Alagoa Grande-PB

Os candidatos das eleições 2020 serão escolhidos em convenções partidárias a serem realizadas nos meses de 20 julho a 5 de agosto. Após as desistências do radialista Sátiro Ayres e Tata da Contese, a lista dos Pré-candidatos a prefeito em Alagoa Grande, que foi registrada no programa informativo GEMAG, na última sexta-feira, 26 de Junho, na rádio PiemonteFM, transmitido direto de Campina Grande, apresentado pelo professor Rafael Rodrigues e sua filha Camille Rodrigues, tendo Rodrigo na sonoplastia, nos estúdios desta rádio comunitária de Alagoa Grande, em novo horário. O próximo programa será sexta-feira, 3 de junho,   das 13:30h às 15h: Sendo que é permitido citar os nomes dos pré-candidatos nos programas de rádio, sem pedir voto. Os pré-candidatos a prefeito em Alagoa Grande são os seguintes:

Ex-prefeito Bôda(PL) 
Josildo Oliveira (PSDB) 
Beto do Sindicato (PT)
Fabiano Luz(MDB) 
Prefeito Sobrinho(PP) 
Vice-prefeito Evaldo Vieira (PROS)
Professor Rafael Rodrigues(Podemos) 
 Manuella Carneiro (PDT)


A pré-candidata Manuella Carneira é a surpresa o seu interesse em querer concorrer nas eleições 2020, mesmo, tendo o seu irmão Deputado Bosco Júnior ter declarado apoio a reeleição do prefeito Sobrinho, por questão de honrar a palavra,  cujo compromisso foi assumindo nas eleições para deputado estadual.
















As eleições desse ano estão prevista para o próximo dia 15 de novembro. Uma questão importante é que após a mini-reforma política do Brasil de 2016, quando o tempo de campanha eleitoral foi reduzido para dois meses, deveria ter sido reduzido também o afastamento de funcionário público para quem for candidata. De acordo com as normas vigentes, quem for funcionário público deve pedir o afastamento a partir do dia 2 de Julho. No caso de quem ocupa um cargo comissionado em prefeitura, governos estadual e federal já pediram descompatibilização. Para quem faz programa de rádio, o afastamento foi a partir de 30 de junho.

Segue mais informações de Francisco Erisvaldo de Sousa, chefe  do Cartório eleitoral de Alagoa Grande, sem levar em conta o adiamento das eleições para o dia 15 de novembro, aprovado no senado. 

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.

Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

Com relação aos prazos, temos alterações na data de filiação partidária (6 meses antes da eleição, portanto, até 02/04/2016), de convenções partidárias (de 20/07/2016 a 05/08/2016), do registro de candidatura (15/08/2016), do início da propaganda eleitoral (após 15/08/2016), da propaganda de TV e rádio (35 dias antes da eleição).

Blog rafaelrag

2 comentários:

  1. João Rodrigues, tio do pré-candidato a vereador Clemilson. Quero ver enquanto vai ser resolvido esse número.

    ResponderExcluir
  2. 10-2=8. Continua o número par, podendo resultar em um número ímpar. Realmente, se tiver a união em torno de dois nomes, eu serei candidato como a terceira opção, sendo o único candidato que representa mudança. O partido Podemos fará uma pesquisa na sexta-feira da próxima semana.

    ResponderExcluir