quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DEPUTADO CHARLES CAMARAENSE PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SEGURANÇA NA CASA LEGISLATIVA DE CUITÉ


Devido ao aumento de criminalidade na região do Curimataú Paraibano, os vereadores de Cuité decidiram realizar uma audiência pública de segurança. O presidente Evanuel da casa legislativa de Cuité coordenou a audiência pública de segurança, onde dos onze vereadores compareceram apenas sete: Rafaela, Evanuel, Quinho Venâncio, Vicente, filho do ex-vereador Vivi, Dico, Eliu e  Renan.  Compareceram também Fabiano Valério, representando a prefeita Euda Fabiana, o deputado Charles Camaraense, dois delegados, Duval Barros e Cristiano Rodrigues de Sousa Brito, o major Antônio Afonso  Galvão, dois promotores Eduardo Freitas Torres e Daniele Lucena da Costa Rocha, Everaldo, presidente do sindicato dos Trabalhadores Rural de Cuité, professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), entre outros.
O vereador Vicente falou que perdeu a esperança no combate da violência em cuité. O deputado Charles Camaraense assumiu o compromisso de verificar porque a secretaria de segurança pública do estado ainda não atendeu os pleitos do ministério público de Cuité. Ele informou que o município  de Cuité receberá novas viaturas ainda esse ano.  O promotor Eduardo lamentou que  a lei muito vezes protege os ladrões. Acha um absurdo sobre a possibilidade da  maconha ser liberada no Brasil. Ele está desenvolvendo um projeto educativo com as famílias da cidade de  Nova Floresta, que tem filhos até seis anos de idade.
O delegado Cristiano fez uma estatística dos caso de homicídio e de outros crimes na região do Curimataú e lamentou a ausência da polícia federal. Ele registrou que atua em 12 cidades no Curimataú e parte do Seridó paraibano e destacou o trabalho da polícia Civil, que faz a apuração de delito e encaminha a justiça para que seja tomado as medidas cabíveis. Percebeu recentemente a necessidade de mais ações nas cidades de cuité e Nova Floresta.
Informou que o efetivo da polícia civil dobrou nos último meses. Antes, na delegacia tinha  somente um delegado, um escrivão e dois agentes. Foi nomeado alguns concursados e aumentou a equipe de segurança de Cuité, agora temos dois delegados,  um escrivão para cada delegado e 4 agentes. Há esperança de um aumento na equipe de Cuité e está aguardando as novas viaturas. Houve uma redução do número de homicídio na região.
O Major Galvão destacou o trabalho preventivo da polícia militar e registrou que em 2010, a polícia militar de Cuité era muita precária. Depois  a polícia melhorou, mas ainda hoje  sua infraestrutura  precisa melhorar muito mais.
               Prof. Rafael e Everaldo do sindicato

Um dos últimos a falar foi o professor Rafael Rodrigues, que destacou a necessidade de um trabalho sócio-educativo nas escolas públicas de Cuité, dizendo que através da educação podemos diminuir o índice de criminalidade na região. Neste caso, devemos fazer outra reunião com a presença de representantes religiosos e diretores das escolas do ensino fundamental e médio. É preciso um planejamento continuo, para ocupar os jovens principalmente nos momentos em que falta o professor. Lamentou que um professor do estado, ministra 30 horas em sala de aula e, para sobrevier, ministra mais aulas  em escolas municipais. Isto é um absurdo. Este professor vai ficar doente e faltar aula. Devido a falta de planejamento, a direção libera a turma, o que é lamentável, principalmente para quem vem do sítio e fica  caminhando pelas ruas de Alagoa Grande, esperando o horário do transporte para voltar para casa. Afirmações do professor Rafael.
O vereador Evanuel disse que enviou os convites para os diretores de escola, da UFCG, Pastores e o  Padres. O vereador Renan propôs uma nova reunião para o próximo dia 9, para fazer um planejamento de ações, o que foi acatado por todos. Mas, o deputado Charles Camaraense falou que não comparecerá porque nesta data ele  vai visitar uma fábrica, na região  Sul do Brasil, acompanhado de sua filha, a vereadora Rafaela.
 Veja mai imagens













Blog rafaelrag  

Nenhum comentário:

Postar um comentário