sábado, 21 de novembro de 2015

CIDA REIVINDICA E AGRADECE AOS APOIOS PELA REALIZAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

CIDA PEDE UMA PORTA PARA O MUSEU DA COMUNIDADE QUILOMBOLA, QUE SERÁ INAUGURADO NESTE SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO

Durante as comemorações da consciência negra, Caiana do Crioulos  de Alagoa Grande, aconteceu a inauguração do Museu Quilombola.

Veja o vídeo com Cida de Caiana falando das dificuldades enfrentadas para morar em Caiana dos Crioulos e pediu ajuda para colocar uma porta no Museu quilombola Caiana do Crioulos. Ela fala também da programação deste domingo, 21 de novembro.
Veja o vídeo com Cida, professoras Marlene e Marilene, prof. Zé Avelar, vereador Deda Ribeiro, diretora da Escola Normal Javanilda e prof. Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité).
  
A professora Marlene Brito registrou que a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos é a única do Brasil que tem o pigmento negro de descendência africana. Já vi muitos ônibus vindo de longe para visitar este quilombo de Alagoa Grande, mas deixo a pergunta de quantos professores levaram os estudantes de escolas de Alagoa Grande para visitar o quilombo.

A professora Marilene destacou que o preconceito no Brasil está institucionalizado,  questionando quantos estudantes que concluíram o curso do magistério na Escola Normal de Alagoa Grande e já foram convidado para trabalhar no quilombo?  Registrou a dificuldade com transporte para a comunidade quilombola e acrescentou que a escola quilombola está em estado de fazer vergonha. Finalizou cobrando mais apoio da prefeitura para a melhoria da comunidade quilombola. 

O professor José Avelar fez um histórico das reivindicações das comunidades quilombolas para ver realizado um sonho que é simplesmente a pavimentação em asfalto da estrada quilombola.

O vereador Deda Ribeiro lembrou que já encaminhou o pedido da pavimentação em asfalto da estrada quilombola Caiana dos Crioulos ao governador Ricardo e até o momento ele não colocou nenhum paralelepípedo na estrada. 
O professor Rafael Rodrigues registrou que os ex-governadores Cássio e Maranhão já prometeram e nada fizeram pela comunidade quilombola. Agora, a esperança está em Ricardo fazer a pavimentação da estrada quilombola.

Veja as imagens.


                                           Professora Marlene Brito e Cida
                                                        Cristiano Alves

Professora Marilene sobral
Prof. José Avelar

               Professoras Dra. Orfélia da UEPB e professora Cibele, mestre em História
Blog rafaelrag

9 comentários:

  1. Ela tá pedindo só uma porta com tanta autoridade presente. Eu pediria mais. por exemplo a estrada que leva ao Quilombo, precisa ser melhorada. Maior apoio por parte dos gestores na questão da preservação do acervo cultural, incetivo as crianças para não largarem suas raízes. Ihhh eu tenho uma lista imensa.

    ResponderExcluir
  2. Maria Aparecida Da Silva Silva. exclusão dos negros nos trabalhos públicos no municípios da cidade de Alagoa Grande contra racismo.

    ResponderExcluir

  3. Maria Aparecida Da Silva Silva. Meu repúdio esse dia da consciência negra pela desvalorização profissionais especializada na área de psicopedagogia função ( professora) efetiva ( afastada). por causa desses problemas, estou doentes, vou para junta do trabalho para recorrer meus benefícios salarial.
    Descurtir · Responder · 1 · 7 min

    ResponderExcluir
  4. Severino Bibiu. Rafael Rodrigues - A denuncia da professora é grave - o que você nos informa a respeito???

    ResponderExcluir
  5. Elza Santiago. Eu entraria com uma Ação Civil publica já que se trata de discriminação. Qualquer advogado que não tenha medo de enfrentar os "poderosos".pode pegar essa causa. Basta ler a lei Caó. Ou a Constituição de 1988 que garante igualdade perante as Leis para todos. e ou igualdade de direitos já que somos um país miscigenado. E devemos muito ao povo negro desde 1500.

    ResponderExcluir
  6. Severino Bibiu. Precisamos aprofundar a causa - o motivo, etc - mas o caso nos parece grave. Quem tiver o telefone desta professora, me repasse.
    Descurtir · Responder · 2 · 5 h

    ResponderExcluir
  7. Elza Santiago. Valeu, Severino Bibiu... Agora é com vc. ou vcs A professora já fez sua denuncia. Pena que esteja decepcionada com o Dia da Consciência negra, dia esse que foi criado com muito suor e lágrima pelo movimento, justamente pela necessidade do povo negro ter o seus direitos cerceados e desrespeitado visto que até então os "senhores de Engenho" continuava a nos tratar como escravo.

    ResponderExcluir


  8. O programa informativo GEMAG, rádio Piemonte FM encerrou às 13h
    Coloquei os dois vídeos do blog no ar. Em um deles teve a participação de Cida.
    Curtir · Responder · 1 · 11 h
    Agora, estou saindo para registrar as imagens do concurso de beleza em Caiana.
    Curtir · Responder · 1 · 11 h

    ResponderExcluir
  9. Elza Santiago. Bom, o professor Rafael Rodrigues, já postou o vídeo nos dando as devidas informações. Porém.... Vamos ficar só no Blá, blá,blá?, Genildo Marques, Beto Wamberto, João Bosco Carneiro Júnior, Paraibanos pelo Mundo! Queridos conterrâneos vcs tem o poder da caneta nas mãos. Façam a diferença. Deixem um legado de sua vida politica.Severino Bibiu é de tradição e cultura que estamos falando.

    ResponderExcluir