quinta-feira, 9 de maio de 2013

IV Festival Atos de Teatro Universitário, o Grupo Teatral Arupemba, de Campina Grande (PB), estreou o espetáculo Ritorno a Corallina




EM TEMPO, REGISTRAMOS ESTA MATÉRIA DIVULGADA NO ANO PASSADO.

Integrando a programação do IV Festival Atos de Teatro Universitário, o Grupo Teatral Arupemba, de Campina Grande (PB), estreou o espetáculo Ritorno a Corallina. A apresentação aconteceu no domingo, 09 de dezembro de 2012, no Teatro do Sesc Centro.
O espetáculo ‘Ritorno a Corallina’, de autoria do argentino Juan Carlos Gené,  trata sobre a vida do imigrante, sua difícil adaptação a uma nova cultura, o abandono de sua terra, de seus entes queridos, as recordações do passado, e o sonho sempre vivo de regressar ao lugar onde nasceu.



Após dois meses em busca de seu pai desaparecido, Pascoal o encontra a desenhar e pintar as paredes de uma capela abandonada, num povoado perdido, em companhia de Salustiana, uma jovem de comportamento bastante estranho. Pascoal constata espantado que seu pai, Franco Di Fiore, um imigrante italiano que viera para a Venezuela em busca do Eldorado, acredita agora estar de volta a sua terra natal. Mais espantoso ainda, Salustiana trata a seu pai como São Pascoal, e ambos conversam com uma mulher, Corallina, no que Pascoal reconhece ser apenas a imagem de uma santa colocada num nicho da capela.

Pascoal tenta trazer seu pai de volta ao que ele considera ser a realidade e a razão, mas a história toma rumos inesperados quando Salustiana intervém.  Razão versus inspiração e o amor à arte e à família são alguns dos aspectos que impulsionam a trama de ‘Ritorno a Coralina’, um texto com viravoltas surpreendentes e grande força poética.

O elenco do espetáculo é composto por Allan Barros, Camila Oliveira, Elma Silva e Maxsuel Alves, sob a direção de Eliane Lisbôa.


Sobre o Festival Atos



O festival Atos de Teatro Universitário é uma iniciativa realizada por estudantes, funcionários e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), que está na sua quarta edição, sendo as anteriores ocorrido nos anos de 2008, 2009 e 2011. O Atos visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes universitários, com o objetivo de possibilitar uma integração entre essas experiências.

Em 2011 o Festival Atos trouxe para Campina Grande o grupo “Os Geraldos”, de São Paulo, com o espetáculo premiado “Números”, além de uma palestra da coordenadora do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, Pita Belli, e outra palestra do professor Roberto Mallet, da Unicamp. Além de uma palestra e o lançamento do livro “A Cena contaminada: Um teatro das disfunções”, do professor José Tonezzi, da UFPB (João Pessoa).

O evento possui um caráter artístico e social importante, perante a realidade artística da cidade de Campina Grande atualmente, oferecendo aos cidadãos uma opção cultural de qualidade, e aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções teatrais.

A quarta edição do evento aconteceu de 06 a 09 de dezembro de 2012, no Teatro Facisa, Teatro Rosil Cavalcanti, Centro de Arte e Cultura da UEPB, Teatro Municipal Severino Cabral e SESC Centro, com entrada franca. Nesta edição o evento teve como foco a discussão em torno do teatro e a sua associação com as novas mídias.
Blog rafelrag com http://teatroarupemba.blogspot.com.br/2013/03/texto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário