quarta-feira, 6 de março de 2013

Ricardo inaugura 28ª estrada e interliga municípios do Brejo


O governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã deste sábado (2), a 28ª estrada, num total de mais de 800 km de asfalto novo em 26 meses de governo. Trata-se da rodovia PB-063, ligando Mulungu a Alagoinha, um trecho de 15,5 km, que há poucos meses era percorrido em estrada de barro. A ligação asfáltica custou R$ 4,9 milhões e beneficia diretamente 43.807 habitantes dos municípios de Mulungu, Alagoinha e Cuitegi.

O descerramento da placa de inauguração da PB-063 ocorreu na avenida Getúlio Vargas, no centro de Mulungu, e foi bastante comemorado pela população que esperava a estrada há 50 anos. Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho recebeu o título de Cidadão Mulunguense, por meio de uma propositura da então vereadora e atual prefeita Joana Darc Bandeira.
Participaram da solenidade a primeira dama do Estado, Pâmela Bório; o vice-governador Rômulo Gouveia, as prefeitas de Mulungu, Joana Darc Bandeira, e de Alagoinha, Alcione Brandão; os prefeitos de Cuitegi, Guilherme Madruga; de Guarabira, Zenóbio Toscano; de Pilões, Adriana Souza; de Areia, Paulo Gomes; de Gurinhém, Tarcísio Saulo; de Sobrado, George Coelho; de Sapé, Roberto Feliciano; de Itatuba, Aron René; de Salgado de São Felix, Adáurio Almeida; de Araçagi, Didi de Braz; e de Mari, Marcos Martins, além dos deputados Tião Gomes, João Gonçalves, Domiciano Cabral, Irâe Lucena e Léa Toscano.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que a estrada interliga uma parte do Brejo, como Gurinhém e Mulungu, com a outra parte polarizada por Guarabira. “Essa já foi uma das regiões mais ricas da Paraíba com base na agricultura e na pecuária e a estrada serve para diminuir as distâncias e criar uma dinâmica de desenvolvimento integrado de várias cidades desta região”, enfatizou.

Ricardo afirmou que se juntam as estradas as obras hídricas como o canal de Acauã a Araçagi e a barragem de Pitombeiras, em Alagoa Grande, que está sendo iniciada e vai normalizar o abastecimento do município. “São obras que vão garantir uma segurança hídrica e oferecer um potencial de irrigação para uma região com grande potencial agrícola”, frisou.
A prefeita de Mulungu, Joana Darc Bandeira, afirmou que o governador Ricardo Coutinho realiza um sonho de mais de 50 anos da população de Mulungu e de Alagoinha. “Ainda criança via meus pais e avós falarem da importância desse asfalto e das promessas de véspera de eleição. A população vivia descrente, mas mesmo sem prometer Ricardo construiu esta estrada do zero e colocou o nosso município no mapa do desenvolvimento do Estado”, comemorou.
A prefeita de Alagoinha, Alcione Brandão, lembrou que pediu muito a realização da obra e só tem a agradecer a sensibilidade de Ricardo Coutinho em priorizar a construção da estrada “demonstrando que honra seus compromissos”. Ela ressaltou que com a estrada o município vai se desenvolver com maior rapidez, por encurtar distâncias e oferecer a infraestrutura básica para a atração de novos comércios e empresas. “A estrada vai possibilitar que tenhamos mais chances de atrair investimentos e gerar mais oportunidades e renda para o povo de Alagoinha”, destacou Alcione.
Segundo o superintendente do DER, Carlos Pereira, as obras foram iniciadas em julho de 2011 e concluídas no mês de fevereiro. “Antes, para sair de Mulungu até Alagoinha, demorava 50 minutos. Agora, pode ir com uma velocidade de 80 km que se chega em 10 minutos. Com essa estrada já chegamos a 28 inauguradas nestes 26 meses de governo. É um ritmo muito forte para atingirmos o objetivo do governador de interligar todas as cidades com acesso asfáltico na Paraíba até o final de 2014”, explicou Carlos Pereira.
A dona de casa Mônica Cristina da Silva afirmou que com a estrada as pessoas estão tendo uma condição melhor e mais segura para se deslocarem para Alagoinha e Guarabira. “Era uma estrada de barro que ocasionava lama no inverno e poeira no verão, o que dificultava o comércio, o transporte de pacientes e dos estudantes que viajam diariamente para Guarabira. Agora a realidade é outra e tudo melhorou”, comemorou Mônica.
O morador de Mulungu, José Ferreira Nascimento, o seu Deda, deu “nota 10” ao Governo do Estado pela construção da estrada. “O asfalto ficou muito bom e bem sinalizado e realçou ainda mais a beleza dessa região rural da Paraíba”, disse.
Blog rafaelrag com  o portal SECOMPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário