quarta-feira, 6 de março de 2013

Faleceu o presidente Hugo Chavez da Venezuela

Morreu Hugo Chávez
A agência Reuters avança, esta terça-feira, que o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu, tendo o anúncio sido feito pelo vice-presidente daquele território, Nicolás Maduro. Hugo Chávez lutava há cerca de dois anos contra um cancro.

Hugo Chávez saiu derrotado na luta que travava há cerca de dois anos contra um cancro. O líder venezuelano encontrava-se em estado crítico, recentemente agravado em virtude de uma infecção respiratória.
À frente do poder na Venezuela desde 1999, este era já o seu quarto mandato, tendo sido reeleito em Outubro passado, justamente numa altura em que as suas complicações de saúde colocaram a Venezuela perante uma incerteza política. Chávez não chegaria a tomar a posse.


Populista de raiz, o Presidente venezuelano conjugava o seu estilo dominador com uma faceta mais comunicativa e estratega, ganhando em larga escala o apoio dos mais desfavorecidos.

‘El Comandante’ submeteu-se à primeira de quatro cirurgias em Junho de 2011 e desde então que a sua luta contra o cancro vinha sendo amplamente noticiada, apesar de toda a contra-informação e dos factos escondidos pela Presidência. O cancro afectava a zona pélvica, mas depressa surgiram outro tipo de complicações, nomeadamente respiratórias.
Ao longo de 18 meses o chefe de Estado venezuelano foi sujeito a várias intervenções cirúrgicas, a última das quais a 11 de Dezembro do ano passado, bem como a uma série de tratamentos em Cuba, que vieram a revelar-se vãos.
Chávez, de 58 anos, já se encontrava em casa junto da família, tendo recorrido sempre à rede social Twitter para manter o contacto com o seu povo.
Para trás fica um país politicamente dividido e pautado por uma economia em desordem, relata o The Wall Street Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário