domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mesmo em calamidade por causa da seca, 101 cidades realizarão carnaval na Paraíba

Adendo do blog rafaelrag. Veja nesta postagem as programações do carnaval das seguintes cidade do estado da Paraíba: Conceição, João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Conde, Bahia da Traição, Rio Tinto, Lucena, Coremas. Veja também a programação do encontro da nova consciência.


Carnaval de Cajazeiras
Mesmo com 195 cidades que tiveram a situação de emergência homologada pelo Ministério da Integração Nacional em virtude da seca, 101 vão realizar eventos carnavalescos e solicitaram reforço policial no Estado, conforme informou o coordenador de planejamento operacional da Polícia Militar da Paraíba, tenente coronel Olivan Elias. Desse número, as tropas militares vão fazer a segurança de eventos públicos e particulares.
Uma das cidades que está na lista da Defesa Civil em situação de emergência é Conceição (distante a 488 km de João Pessoa). A prefeitura vai realizar quatro dias de festas, além de 11 bandas e diversos blocos. A programação oficial foi divulgada pelo prefeito Nilson Lacerda que durante coletiva garantiu ajuda de custo aos blocos carnavalescos.
Os gastos públicos com as festas de carnaval continuam sendo motivo de preocupação no Ministério Público Paraíba (MPPB), mesmo com a decisão de algumas cidades de cancelaram a folia depois de recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O TCE recomenda que não sejam feitos gastos excessivos com eventos festivos nas cidades que estão em situação de emergência.
O tenente coronel informou que 8.674 homens das polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros vão fazer a segurança de aproximadamente 2,47 milhões de pessoas no Carnaval deste ano. Serão 7.106 policiais militares que atuarão em toda Paraíba. O comandante da Polícia Militar na Paraíba, Euller Chaves, garantiu que, mesmo que uma grande força seja voltada para as festas de Carnaval, as áreas periféricas das cidades não ficarão sem proteção.
Artistas de renome nacional participarão dos eventos em várias cidades do Estado. Alceu Valença, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Xexéu, André Rios, Aviões do Forró, Garota Safada, Saia Elétrica, Bikini Cavadão, animarão foliões de João Pessoa, Cajazeiras, Conde e Lucena. Além destas, Rio Tinto, Coremas, Baía da Traição e Campina Grande realizarão festas tradicionais e blocos privados.
Como João Pessoa fica próximo a Recife (122 quilômetros), considerado um dos principais polos do Brasil, o evento tem uma tradição diferente: é concentrado na folia pré-carnavalesca. Blocos como o 'Virgens de Tambaú' e o 'Muriçocas do Miramar' arrastam milhares de foliões dias antes do feriado. Para quem pode gastar um pouco mais, as alternativas são Rio de Janeiro e Salvador.
Para você curtir a folia, o Portal Correio fez um balanço das melhores festas realizadas na Paraíba. 
Confira abaixo:
João Pessoa
O Carnaval 2013 ‘João Pessoa de todos os ritmos’ terá início nesta quinta-feira (31) e vai até o dia 12 de fevereiro. A abertura contará com a animação de um dos nomes mais importantes da música brasileira, Alceu Valença. Serão cerca de 220 horas de festejos só no Folia de Rua e a expectativa do evento é reunir mais de um milhão de foliões, segundo estimativa informada pelo presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato Batista (Bola).  
Outros nomes como Daniela Mercury, Gaby Amarantos e Elba Ramalho também foram confirmados pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo. Segundo ele, vão ser investidos mais de R$ 2 milhões no evento carnavalesco. "O carnaval 2013 será um carnaval modelo de investimento, com a semana carnavalesca mais animada do Brasil", disse Cartaxo.
Além do cantor pernambucano, a programação para a abertura do evento, que acontecerá no Ponto de Cem Réis, contará ainda com a animação das três últimas rainhas do carnaval - Renata Arruda (2010), Diana Miranda (2011) e Gracinha Teles (2012). No palco principal, o trio cantará as músicas de maior sucesso da carreira das paraibanas. A noite ainda contará com a participação da Orquestra PBpop e de grupos de ala ursas e de cultura popular.
Entre os dias 09 e 12 de fevereiro, acontecerá o Carnaval Tradição, com o desfile das escolas de samba e tribos indígenas na Avenida Duarte da Silveira.
Alceu Valença

Campina Grande
A cidade de Campina Grande não tem a tradição de promover a festa de carnaval. Neste período do ano, a Rainha da Borborema recebe diversos eventos religiosos que reúnem milhares de pessoas na cidade. São diferentes tradições com um mesmo objetivo: refletir sobre temas contemporâneos através das crenças.
O mais antigo deles é o Movimento de Integração do Espírita Paraibano (MIEP) que este ano completa 40 anos e acontece de 09 a 13 de fevereiro. O MIEP é o evento doutrinário mais antigo da Paraíba, não tem fins lucrativos e caracteriza-se por sua independência financeira, sendo auto-sustentável graças às inscrições de seus participantes e a doações anônimas de espíritas e simpatizantes, não recebendo nenhum auxílio financeiro de instituições governamentais ou políticas para sua realização.
MIEP
Criado em 1992, o Encontro da Nova Consciência tem como proposta refletir sobre temas contemporâneos e de interesse global. O evento multicultural de Campina Grande reúne cientistas das mais diversas áreas, filósofos, artistas e representantes das diversas tradições religiosas, e possui uma vasta programação envolvendo as temáticas de cunho social, ambiental, cultural, científico, artístico e inter-religioso.
A 22ª edição do Encontro da Nova Consciência acontece de 08 a 12 de fevereiro no SESC Centro e tem como tema principal “Meio ambiente, cultura e sociedade – Buscando estratégias para um mundo melhor”. A programação completa ainda não foi divulgada pelos organizadores.
Encontro da Nova Consciência
É também em Campina Grande onde acontece o maior encontro católico da Paraíba: o Crescer - Encontro da Família Católica, que chega a sua 16ª edição e acontece entre os dias 10 e 12 de fevereiro, no Clube Campestre. O tema do Crescer deste ano é “Fé na família” e está relacionado ao Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e que teve início em 11 de outubro do ano passado.
O encontro terá também as presenças do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que celebrará a Santa Missa do domingo, Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal para a Família e à Vida da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e bispo de Camaçari-BA, Dom Manoel Delson, bispo diocesano de Campina Grande, e Dom Bernardino Machió, bispo de Caruaru-PE.
Crescer
Outro evento é a Consciência Cristã, que reúne evangélicos de todo o Brasil no município. Este ano, o evento está na 15ª edição, e trará o Pastor Joaquim de Andrade para proferir palestra. Na comemoração do seu 15º aniversário, a Consciência Cristã terá como tema principal "E Não Vos Conformeis Com Esse Mundo", baseado no texto de Romanos 12:2.
Consciência Cristã
O 7º Encontro Judaico Amigos da Torá este ano estará repleto de novidades a começar pelo local: será realizado no "Museu de Ciência e Tecnologia". O evento contará com a peça teatral intitulada 'Izaque de Castro', o Rabino paraibano. O encontro será realizado entre os dias 9 e 12 de fevereiro e será transmitido ao vivo pela internet.
Apesar destes eventos religiosos, Campina Grande também tem espaço para as Escolas de Samba e Troças Carnavalescas. Segundo Josenildo da Costa da Silva, diretor de comunicação da associação, o Carnaval “Folia de Todos” da cidade, vai ser realizado no período de 9 a 12 de fevereiro. 
Carnaval em Campina Grande 
Cajazeiras
O município de Cajazeiras promove uma das melhores festas de carnaval do Estado. Este ano, nomes como Garota Safada, Aviões do Forró e Biquini Cavadão farão a animação dos milhares de foliões que curtirão a festa momesca no Sertão paraibano.
Segundo a prefeita Denise de Oliveira, a festa será realizada em parceria com a iniciativa privada. "Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, Cajazeiras realizará um grande carnaval em parceria com a iniciativa privada", frisou.
Aviões do Forró será uma das atrações do carnaval de Cajazeiras
Cajazeiras é um município situado na extremidade ocidental do estado da Paraíba e distante 476 quilômetos da Capital. Sua população recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 foi de 58.446 habitantes, sendo o oitavo mais populoso do estado e o primeiro de sua microrregião.
Coremas
A Prefeitura Municipal de Coremas (distante 390 quilômetros de João Pessoa), no Sertão da Paraíba, divulgou a programação oficial do carnaval 2013. Apesar das dificuldades financeiras encontradas pelo prefeito, Antônio Lopes, o gestor resolveu realizar a festa momesca durante quatro dias.
Considerado um dos melhores carnavais do Sertão paraibano, Coremas contrarou nomes como Ramon Schnayder e a banda baiana Karamba na Kara. O tema escolhido do carnaval 2013 será 'Banho, Folia e Paz'.
Ramon Schnayder
Baía da Traição
O município de Baía de Traição (distante 92 quilômetros da Capital), no Litoral Norte da Paraíba, também é uma opção para curtir a festa momesca. Considerado o maior carnaval de praias do Estado, a cidade espera atrair cerca de 100 mil pessoas nos cinco dias de folia (9 a 13 de fevereiro). 
De acordo com o secretário de Turismo, Allison Padilha, os visitantes irão viver momentos inesquecíveis e conhecer um pouco de sua cultura indígena ricamente preservada nas aldeias. Quem estiver curtindo o carnaval na cidade, poderá curtir ao som das bandas Aveloz, Duquinha Elétrico, Geração e Pimenta de Cheiro.
Baía da Traição
Rio Tinto
Também localizado no Litoral Norte do Estado, o município de Rio Tinto (distante 52 quilômetros de João Pessoa), promoverá um evento para todos os gostos e ritmos. A festa é marcada por uma tradição histórica que é realizada há décadas, desde a irreverência do bloco mais popular do Vale do Mamanguape, que é o Bloco das ‘Virgens do Barão’, quanto a programação praieira, no litoral da cidade, em Praia de Campina. A programação ainda conta com blocos dos ursos, troças e boi de reis.
A programação carnavalesca terá início no sábado (2), na comunidade de Salema, com o tradicional ‘Zé Pereira’, desfiles de transformistas e show com a Banda ‘TJ Show’, e se estenderá até o dia 12 de fevereiro. Para a prefeita Dudú de Brizola, o principal objetivo da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura é proporcionar um carnaval familiar, e difundir a cultura local. 
Concurso de ursos em Rio Tinto
Lucena 
A cidade de Lucena (distante 40 quilômetros da Capital paraibana) ainda não divulgou a programação oficial do evento. Em contato com o Portal Correio, o secretário de turismo do município, José Maria, adiantou que serão quatro dias de festa, três deles promovidos pela Prefeitura Municipal.
O secretário também adiantou algumas das principais atrações. Saia Elétrica, Xêta Elétrico, Forró Bakana, Forró das Mina, Banda Geração, Primeira de Luxo e Swuing Levado irão animar os foliões que vão curtir a festa no Litoral no Estado. Além disso, mais quatro bandas locais participarão do evento.
A população de Lucena, estimada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 22.029 habitantes distribuídos em 89 km² de área.
Saia Elétrica 2013
Conde
A Prefeitura Municipal de Conde (distante 17 quilômetros da Capital), na região metropolitana de João Pessoa, também não divulgou oficialmente a programação do carnaval 2013. A prefeita Tatiana Correia adiantou ao Portal Correio que realizará a festa neste ano.
Tatiana também falou algumas das principais atrações: Xexéu (ex-integrante da banda baiana Timbalada) e André Rios. A programação completa será divulgada na próxima segunda-feira (4) durante entrevista coletiva de imprensa.
Xexéu
Conde é um município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa e possui uma população de 22.154 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Conde possui famosas praias, como Jacumã, Tabatinga, Praia do Amor, Coqueirinho, Carapibus, e a famosa praia de naturismo, Tambaba.
Portal Arara PB
Fonte : Felipe Silveira e Hyldo Pereira / Portal Correio
Blog rafaelarag

Nenhum comentário:

Postar um comentário