quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Curso de Especialização - Polo Guarabira teve início no último sábado, 23 de fevereiro



Secretaria de Estado da Educação e Cultura

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES  
Polo Guarabira

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação – SEE/PB  em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba/UEPB realizam o Curso de Especialização: Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares,  pautando-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ambiente escolar que possam contribuir com a melhoria da qualidade do processo educacional dos estudantes da rede estadual de ensino, atendendo às normas estabelecidas pela  LDB 9394/96, em seu artigo ( Art. 67) , no que se refere à valorização dos profissionais da educação, por meio de aperfeiçoamento profissional continuado.


MÓDULO I :  EDUCAÇÃO E IDENTIDADE

Componente: Identidade e Pluralidade Cultural

EMENTA: Particularidades e articulações entre educação e identidade. Processos históricos, social, educacional e cultural emergentes na redefinição da identidade do professor.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR MINISTRANTE: -  Sociologia,  -  Filosofia,  -  Pedagogia,  -  História, -  Letras

POLO GUARABIRA:

O Polo Guarabira funciona no Centro de Humanidades da UEPB, Campus III, na Rodovia PB-075, Km 1, Bairro de Areia Branca, Guarabira-PB. Contatos: (83)3271-4080 ou coordenador (83) 8737-3714

Matricularam-se 221 professores da Rede Estadual de Ensino e  foram formadas cinco (05) turmas com uma média de 45 estudantes cada. As salas estão equipadas com data-shows e quadros de vidros, contribuindo com as atividades pedagógicas do Curso.
Os primeiros professores do Modulo I são: Professor PhD. Juvandi dos Santos; Professor Dr. Carlos Adriano; Professor Dr. Luciano Nascimento; Professora Doutoranda Luana Farias e o Professor Mestrando Wallene Oliveira. O Coordenador do Polo Guarabira é o professor Dr. Belarmino Mariano.

As aulas tiveram inicio no dia 23 de fevereiro e acontecem todos os sábados das 07:30 as 10:00 e das 10:30 as 12:30 horas, com um calendário de atividades presenciais e do sistema EAD, durante um ano. Esse tempo representará 360 horas. Ao final cada estudante da especialização apresentará um trabalho monográfico para a conclusão do curso.
Todos os matriculados receberão em cada modulo um livro texto - base para as disciplinas, terão acompanhamento pelo sistema informacional do Ensino a Distância, terão acesso aos equipamentos como biblioteca, laboratórios e carteiras de estudantes.
A coordenadora Geral - Professora Eliane Moura, preocupada com o bom andamento do curso em seus diferentes polos, conseguiu junto com a Secretaria de Educação do governo estadual da Paraíba, montar uma equipe pedagógica que dará suporte em todos os polos. Em Guarabira contamos com o acompanhamento pedagógico da Professa Elza Araújo, além de outros professores. Temos também o acompanhamento direto de técnicos de apoio, tanto da UEPB, quanto da Secretaria de Educação, que farão rodízios para fortalecer essa parceria em todas as suas etapas. Essa já considerada a maior formação para professores em nível de pós-graduação oferecida pelo Governo do Estado da Paraíba de todos os tempo. Com um bom trabalho e com resultados exitosos, teremos tudo para na continuidade, fomentar talvez a ampliação e verticalização acadêmica por título, se conseguimos transformar esse projeto em piloto para um Mestrado Profissional para os professores da Rede Estadual de Ensino em parceria com a UEPB, pois a mesma já possuí o suporte técnico e humano para esse desafio histórico para o desenvolvimento da educação na Paraíba.

As primeiras imagens das turmas do Polo Guarabira  do dia 23 de fevereiro 2013 - caso queira ampliar, click nas fotografias.

Abertura do Curso: professor João Diretor da II Região de Ensino e professores do I modulo


Professores chegando no Auditório da UEPB

 Professora Ms. Wallenne Oliveira - Turma 05
Prof. PhD. Juvandi dos Santos -Turma 04
Professor Dr. Luciano Nascimento - Turma 02

Prof. Dr. Carlos Adriano - Turma 01

Estudantes concentrados na primeira aula da turma 
 Professora Dra. Luana Farias - Turma 03

Formandos Atentos para os primeiros temas 
Todos com sede de aprender em nível de especialistas 
 Os professores da Rede estadual ouviram o chamado e o curso começou
 Depois do intervalo, continuaram as aulas
Professora Luana Farias fala sobre a importância dessa especialização
Crédito de Imagens: Professor Belarmino Mariano Neto, 23/02/2013.
Blog rafaelrag com Willian Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário