sábado, 16 de fevereiro de 2013

Há quase 1 mês sem água, moradores de Areia culpam RC e já articulam protesto em praça pública


Caos no Brejo: há quase 1 mês sem água, moradores de Areia culpam RC e já articulam protesto em praça pública
carro pipaQuem pensava que o problema da seca era uma realidade apenas do Sertão paraibano enganou-se. A cidade de Areia, município da região do Brejo, localizada a 120 Km de João Pessoa também vive um clima de caos devido a falta de água nas torneiras, que já vai completar 30 dias.
Diferente do Sertão, a cidade de Areia, no entanto, é vítima da omissão do poder público e não das questões climáticas, já que a promessa da construção de uma adutora que beneficie a população, feita ainda durante a campanha eleitoral pelo hoje governador Ricardo Coutinho (PSB) caminha a passos lentos.
O Governador garante que acabará com o problema da falta d’água no município, porém, passados mais de dois de gestão, o verbo ‘acabar’, para os areienses, está tomando outra conotação.

Segundo o estudante Vinicius Caldas, além de faltar água constantemente, não existem reservatórios próximos à zona urbana para que as famílias possam fazer suas reservas particulares.
CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook
“O que a gente vê é aprovação de aumento de salário de deputado, de prefeito, de vereador, vê o Governo Federal só investindo milhões e milhões para a Copa do Mundo enquanto nós sofremos por não termos o mínimo, que é água nas torneiras para realizar as nossas necessidades básicas do dia a dia”, lamentou.
Já para o pai de Vinícius, Aldenilson Caldas, a única forma de mostrar o problema é convocando a imprensa e realizando uma manifestação contra esse descaso do qual a cidade de Areia está sendo vítima.
“Já existe uma intenção de realizar um protesto em praça pública com baldes vazios para tentar sensibilizar o Governo Ricardo Coutinho que prometeu acabar com a falta de água, mas só está conseguindo é acabar com a nossa paciência”, desabafou.
Em contato com a reportagem do PB Agora, o estudante de Direito, Ricardo Pereira, contou que no período carnavalesco seus pais, que residem no município, tiveram que se deslocar para casa de familiares em Campina Grande simplesmente porque estava impossível permanecer na cidade e conviver os quatro dias de festa sem água.
“Nem receber visitas meus pais podiam, pois não tinham água nas torneiras”, lembrou.
Apelo
Único representante do município no âmbito estadual, o deputado Tião Gomes (PSL) atentou para o problema da seca na região do Brejo, todavia, só responsabilizou a omissão do Governo Federal para com o Estado da Paraíba.
Prefeitura usa carros pipas
Para tentar minimizar a situação, a prefeitura de Areia contratou carros pipas para abastecer a população. Segundo prefeito Paulo Gomes (PRB), alguns desses carros pipas foram enviados pelo próprio Governo do Estado e outros foram arcados com os recursos da gestão municipal.
“Nós sabemos que essa solução não é o suficiente, mas por enquanto é a única coisa que podemos fazer”, declarou.
Ainda conforme o prefeito, o Governo do Estado garantiu que iniciaria em março de 2013 as obras da construção da adutora, ou seja, a mesma que foi prometida há quase três anos, durante a campanha de 2010.
“Segundo o que eu estou sabendo, o Governo do Estado vai iniciar as obras da adutora no mês que vem”, destacou.
O prazo para a conclusão da obra não foi revelado.
Márcia Dias
PB Agora
Blog rafaelrag/focando a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário