quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sociedade Civil de Alagoa Grande se reúne e forma comissão popular para buscar soluções de pleitos para comunidade local

GEMAG-GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DE ALAGOA GRANDE-AGORA TEM COMISSÃO POPULAR

ESTÁ ABERTO A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS MEMBROS DA SOCIADADE CIVIL DE ALAGOA GRANDE NESTA COMISSÃO

Foto

ADENDO DO BLOG RAFAELRAG. UM DOS PROBLEMAS DA FALTA D'ÁGUA NO MORRRO DA MACAÍBA JÁ FOI RESOLVIDO DESDE A QUARTA-FEIRA DE CINZAS ATRAVÉS DA PARCERIA DO GEMAG COM A PREFEITURA. JOTINHA DA INFRAESTRUTURA SUBIU O MORRO DA MACAÍBA ONTEM E FICOU FELIZ EM  OUVIR DA COMUNIDADE DE QUE NÃO ESTAVA QUERENDO MAIS ÁGUA NAQUELE MOMENTO.   O GEMAG TEM O OBJETIVO PRINCIPAL DE AGLUTINAR TODAS AS  FORÇAS REPRESNTATIVAS DO MUNICÍPIO PARA ENFRENTAR ESSE E OUTROS PROBLEMAS. 

A sociedade civil organizada de Alagoa Grande, motivada pelos recentes problemas enfrentados pela população, decidiu instituir, nesta data, uma comissão popular, a fim de buscar soluções para os muitos pleitos da comunidade local.
Para tanto, reuniram-se nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, no auditório do Centro de Treinamento de Professores de Alagoa Grande, 15 (quinze) cidadãos alagoagrandenses, representando as mais diversas classes da sociedade.
Dentre os presentes, estavam professores, funcionários públicos, empresários, advogados, artistas, religiosos e profissionais da imprensa, onde de forma democrática e pacífica, discutiram durante quase três horas, os mais diversos assuntos.
Estiveram presente nesta reunião de fundação do PARLAMENTO CIDADÃO, Bernadete de Lourdes Félix Montenegro, Elza Maria Vasconcelos de Melo, Elza Santiago, Gustavo Alexandre Ferreira da Silva, Isabela Cristina de Oliveira, Isac das Neves Silva, Josefa de Lourdes de Sousa Oliveira e Silva, Jose Rivaldo Alves da Silva, Marcelo Félix Lopes, Maria de Fátima de Brito, Maria do Socorro Gomes Silva, Marlene do Nascimento Brito, Paulo Luis dos Santos, Rafael de Lima Rodrigues e Severino Antonio da Silva.
Iniciado a reunião, cada um dos participantes fez uso da palavra para apresentar as suas solicitações, que iam sendo discutidas e encaminhadas para posterior encaminhamento.
Os temas debatidos foram os mais diversos, como:
- a grave crise de água pelo qual passa o município;
- a necessidade de melhorias na atual infra-estrutura e quadro de pessoal da CAGEPA local;
- a criação de um calendário de racionamento;
- o acompanhamento da distribuição de água e perfuração/manutenção dos poços artesianos
- a reforma e ampliação da rede de esgotos da cidade em especial no Conjunto CEHAP;
- a continuidade da construção dos muros de contenção no leito do rio mamanguape;
- o estudo dos impactos ambientais causados pelo aterro sanitário da cidade;
- a atual estrutura do poder legislativo da cidade;
- a luta pela presença de um Promotor Público permanente em nossa comarca;
- a necessidade de campanhas de esclarecimentos nas escolas públicas, sobre técnicas de racionamento e a importância do uso racional da água;
- a análise sobre o futuro do abastecimento de água de Canafístula;
- o estudo para a extensão da adutora Acauã-Zumbi, a fim de chegar até nossa cidade;
- a necessidade de fiscais atuando na distribuição d’água nos chafariz público;
- as dúvidas da população quanto a reconstrução da barragem de camará;
Foi apresentada a todos os presentes, a existência de um Comitê Municipal, que foi constituído com o objetivo de buscar soluções para o problema da água. Esse comitê (composto por representantes do ministério público, do sindicato rural e das entidades religiosas).
Ficou determinado que o Parlamento Cidadão, enquanto representante da sociedade civil, iria acompanhar as ações desse Comitê Municipal, participando das próximas reuniões do grupo.
Após todas as discussões, ficou definido que o propósito inicial do Parlamento Cidadão, seria cobrar junto ao Ministério Público, quais foram os resultados colhidos das ações já apresentadas por aquela instância, quanto aos barramentos da água que desce até o reservatório de Serra Grande.
Nesse mesmo documento, deverá constar que a população, ora representada pelo Parlamento Cidadão, solicitará através de documento, a SUSPENSÃO DA COBRANÇA DA CONTA DE ÁGUA, referente ao consumo do mês anterior, devido a quase total ausência de água nas torneiras de praticamente toda a cidade.
Ficou também determinado que fosse encaminhada ao Ministério Público, uma solicitação para convidar o Presidente Estadual da CAGEPA, Sr. Deusdete Queiroga, para que o mesmo viesse a dar explicações sobre as ações que este órgão vem executando, para minimizar os problemas da falta d’água no município.
A mesma solicitação deverá ser apresentada ao Poder Legislativo (Câmara Municipal) e Poder Executivo (Prefeitura), a fim de que as ações do Parlamento Cidadão sejam conhecidas por todas as esferas de poder do município.
Por fim, determinou-se que o Parlamento Cidadão deveria reunir-se a cada 15 (quinze) dias, em local a ser definido e que seriam criadas formas eletrônicas de divulgação das ações desta comissão, através de BLOG’s e pelas redes sociais e logo após foi encerrada a reunião.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário