domingo, 19 de fevereiro de 2012

PESQUISA. ALGUMAS DICAS PARA ORIENTAR VOCÊ AO FAZER UMA PESQUISA.

Como fazer uma pesquisa acadêmica em 7 passos

Um estudo ou pesquisa acadêmica é um relatório formal que contém uma idéia original (tese) e evidências que comprovem a tese (pesquisa)

Há muitas ações envolvidas no desenvolvimento de uma pesquisa. Para começar, você precisa achar sua tese, procurar fontes nas bibliotecas e ler os livros. Tudo isso deve ser feito antes de começar a escrever. Se você obtiver o panorama daquilo que deve ser feito, com certeza não se sentirá tão intimidado. Tarefas complicadas sempre parecem mais fáceis se as organizamos por etapas ou passos. Siga esses passos para simplificar a tarefa:

1) Saiba a matéria
O passo mais importante para escrever esse trabalho é ter uma tese sólida para se basear, e isso não pode ser feito sem que você saiba o mínimo necessário sobre o assunto. Uma vez que você souber qual é seu tema, faça uma pesquisa geral para saber o que se destaca no assunto.

2) Ache os fatos que provam sua tese
Encontre fontes confiáveis para a pesquisa. Para organizar suas anotações, nomeie tópicos e diferentes assuntos, você pode até fazer um índice. Se tiver dúvidas sobre a relevância de algum dado, separe-o.

3) Faça um esboço
Depois de reunir todas as suas anotações, organize-as para colocá-las na melhor ordem possível dentro do trabalho. Use essa ordem básica para criar um esboço. Não se esqueça de começá-lo com uma seção de introdução e finalizar com uma conclusão.

4) Preencha com conteúdo
Pense em seu esboço como um esqueleto: é apenas a estrutura de sua pesquisa. Agora é a hora de acrescentar conteúdo a essa estrutura. Em cada tópico, adicione exemplos e argumentos que sustentem essas afirmações, tendo o cuidado de relacionar suas fontes.

5) Escreva a primeira versão
Depois de organizar a estrutura e esboço, é hora de transformar aquelas anotações em verdadeiros parágrafos. Se tiver problemas com algum parágrafo ou seção, deixe-a para mais tarde e tente refazê-lo mais tarde.

6) Ouça a opinião dos outros
Sua primeira versão não será perfeita, nem deveria, afinal, é apenas a primeira versão. Alguns professores oferecem uma revisão dessa primeira versão e apontam possíveis erros ou lacunas. Se seu professor não faz isso, pergunte para seus pais ou alguém que entende do assunto para revisar o texto.

7) Revise o conteúdo
Depois de receber as observações dos seus parceiros ou professores, revise e o texto e faça as alterações necessárias. Cada versão que você fizer será melhor que a anterior, então quanto mais você revisar o material, melhor será o resultado final.

Blog rafaelrag (Universia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário