sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SEMI-FINAIS DA TAÇA GUANABARA 2012: ONTEM, 23, O GOLEIRO DO FLUMINENSE PEGOU DOIS PÊNALTIS CONTRA O BOTAFOGO E O TRICOLOR SE CLASSIFICOU PARA A FINAL DOMINGO CONTRA O VASCO QUE VENCEU O FLAMENGO PELO PLACAR DE 2X1, NO PRIMEIRO JOGO DA SEMI-FINAL REALIZADO DIA 22.

Loco Abreu perde pênalti, Flu derrota Botafogo e garante final da Taça Guanabara

O Fluminense está na final da Taça Guanabara. O time de Diego Cavalieri, que pegou duas penalidades, se classificou após vencer o Botafogo nas cobranças de pênaltis por 4 a 3. No tempo normal, as equipes empataram por 1 a 1, com gols de Elkeson para o Alvinegro e Leandro Euzébio para o Tricolor, todos no segundo tempo. Loco Abreu foi o vilão para o Bota. O uruguaio desperdiçou a sua chance e confirmou a queda da sua equipe no torneio. Lucas (Botafogo) e Jean (Fluminense) também haviam perdido as cobranças.

A final será contra o Vasco, no domingo, às 17h, no Engenhão. O tempo normal foi equilibrado, mas com poucas emoções. Muito bem na defesa, Botafogo e Fluminense tiveram pouca presença ofensiva. O clássico só esquentou na fase final do segundo tempo, quando Elkeson e Leandro Euzébio marcaram e colocaram a decisão para as penalidades.
Sem poder contar com Maicosuel, o técnico Oswaldo de Oliveira só divulgou minutos antes da partida que Herrera seria o substituto e que Felipe Menezes ficaria no banco de reservas. O jogo começou muito movimentado com ambas as equipes visando o gol. O Fluminense tinha como ponto forte o lado direito, onde Wellington Nem com muita velocidade e dribles era perigoso. Já o Botafogo, usava do toque de bola rápido para chegar à área do adversário. O que chamou atenção no início da partida foi o duelo em particular de Fred e Antônio Carlos. O zagueiro cometeu três faltas em menos de dez minutos e recebeu o cartão amarelo.
Elkeson era boa opção, chamando a responsabilidade e quase abriu o placar aos 13 minutos, em cobrança de falta espalmada por Diego Cavalieri. Fred, por outro lado respondeu no minuto seguinte, mas o atacante chutou em cima de Jefferson, que ainda defendeu o rebote de Deco impedido. Bruno e Thiago Neves, que até então ainda não haviam aparecido tiveram seu primeiro lance de destaque aos 19 minutos. O lateral puxou contra-ataque e cruzou na medida para o meia cabecear com extremo perigo. O que no inicio do jogo dava certo para o Botafogo passou a ser um problema. O Alvinegro errava muitos passes e permitia que o Tricolor puxasse rápidos contra-ataques.

A partir dos 30 minutos, Andrezinho e Elkeson subiram de produção na partida e o Botafogo passou a dominar as ações, o que não ocorria até então. O camisa 10 inclusive participou de dois lances perigosíssimos. No primeiro, ele levantou na área e Fred quase marcou contra. Em seguida, recebeu na entrada da área, chutou cruzado e quase abriu o placar. Na volta do intervalo, os técnicos decidiram por não fazer nenhuma alteração.

A segunda etapa começou da mesma forma como terminou a primeira. O Botafogo buscava atacar, mas errava passes e o Fluminense aproveita para contra-atacar. Assim, o Tricolor quase abriu o placar com Wellington nem aos 2min, mas este chutou para fora. Logo em seguida, foi a vez de Fred desperdiçar grade oportunidade. Thiago Neves cobrou escanteio rápido e o camisa nove sozinho cabeceou para fora. A forte marcação tricolor impedia que o time de Oswaldo de Oliveira tivesse a posse de bola, o que garantia ao Flu ficar mais próximo ao ataque, mas sem que criasse chances de gol.
Aos 14 minutos, o Fluminense teria aberto o placar se o Botafogo não tivesse Jefferson como goleiro, defendendo uma cabeceada de Thiago Neves. Na sequência, Wellington Nem driblou Márcio Azevedo na área e caiu. Péricles Bassols estava em cima do lance e nada marcou. Loco Abreu, que teve recuperação em tempo recorde de um estiramento na coxa direita, não teve boa atuação e pouco tocou na bola. O Tricolor fazia um segundo tempo superior, mesmo que não criasse oportunidades de gol. Perdido, o Glorioso se segurava do jeito que podia sem, nem ao menos, ameaçar o gol de Diego Cavalieri.

O jogo ia se aproximando do fim e o Fluminense não teve o mérito de fazer o gol mesmo melhor na partida. O Botafogo não tem nada com isso e aproveitou uma das únicas chances para abrir o placar. Aos 29min, Herrera puxou contra-ataque e rolou para Elkeson tocar na saída de Cavalieri, 1 a 0. Sem ter outra alternativa, o Tricolor partiu para cima e chegou ao empate cinco minutos depois. Bola levantada na área, a zaga alvinegra fez linha de impedimento de forma equivocada e Leandro Euzébio ficou livre para deslocar Jefferson e igualar, 1 a 1. As equipes até que tentaram, mas a rede não balançou novamente e a classificação para a final da Taça Guanabara seria decida nos pênaltis.
Fred e Andrezinho converteram suas cobranças, mas Jean bateu fraco para defesa de Jefferson. Herrera colocou o Botafogo na frente, mas Thiago Neves empatou. Lucas foi confiante, mas Diego Cavalieri se esticou e impediu o terceiro. Rafael Moura colou o Flu novamente em vantagem. Renato empatou, assim como Anderson. Loco Abreu precisava marcar para manter o Glorioso na briga, mas o uruguaio perdeu e o Fluminense se classificou para a final da competição.

Botafogo1x1Fluminense
Técnico: Oswaldo de OliveiraTécnico: Abel Braga
FOGÃO
1. Jefferson
2. Lucas
3. Antônio Carlos Cartão amarelo
4. Fábio Ferreira
6. Márcio Azevedo
Saiu5. Marcelo Mattos
Entrou16. Caio
8. Renato
10. Andrezinho
Saiu9. Elkeson Gol
Entrou15. Lucas Zen
17. Herrera
13. Loco Abreu
FLU
1. Diego Cavalieri
Saiu2. Bruno
Entrou10. Rafael Moura
4. Leandro Euzébio Gol
15. Anderson
6. Carlinhos
5. Edinho Cartão amarelo
8. Diguinho
7. Thiago Neves
Saiu20. Deco
Entrou28. Jean
Saiu18. Wellington Nem
Entrou27. Araújo
9. Fred

Blog rafaelrag/uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário