sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ESTUDANTES DA UEPB PASSARÃO 6 MESES ESTUDANDO EM ESCOLA DE ARTES DO RIO DE JANEIRO.

Doze alunos do Curso de Atores da Universidade Estadual recebem bolsa para estudar em escola carioca



r-8O Curso de Formação de Atores para Vídeo da Universidade Estadual da Paraíba recebeu recentemente a visita do professor de artes cênicas Carlos Marapod, da escola Nu Espaço, do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele selecionou alguns atores bolsistas para estudar na escola carioca. Posteriormente, a reitora Marlene Alves também visitou o Curso de Atores e resolveu conceder mais bolsas de estudo. Ao todo, 12 alunos bolsistas passarão seis meses estudando na referida escola de artes do Rio de Janeiro, com apoio da UEPB.

Segundo o coordenador do Setor de Audiovisual do Departamento de Comunicação da UEPB, o cineasta paraibano André da Costa Pinto - também professor ministrante doCurso de Atores - durante a visita de Carlos Marapod, foram selecionados quatro alunos bolsistas. Pouco depois, quando a reitora Marlene Alves visitou o Curso, ficou tão entusiasmada que concedeu mais seis bolsas para os alunos. “Ao final, ainda conseguimos mais duas bolsas, sendo assim, 12 de nossos alunos bolsistas passarão seis meses estudando no Rio de Janeiro e com auxílio manutenção pela UEPB, já que a reitora acredita no nosso Curso e apoia a causa artística”, disse André.

Os alunos bolsistas são Bruno Oliveira, Pablo Carvalho, Natasha Dantas, Fabiano Raposo, Táyra Sodi, Ivson Rainero, Beth Rodrigues, João Vigo, Tamires Salvador, Eliana Figueiredo, Lívio Lopes e Adriano Freire.

Mais sobre Carlos Marapod e a Escola Nu Espaço

reitora-curso-atoresCarlos Marapod trabalha com as artes cênicas desde 1989, quando iniciou os estudos e a prática artística. Em 1995, teve os primeiros contatos com a televisão através de cursos onde pode estudar o veículo. Em 1996, iniciou o trabalho docente e as investigações de direção.

A licenciatura em Arte e História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) proporcionou um maior conhecimento da educação e dos processos artísticos, unindo essas áreas de conhecimento, o que fez com que exercesse a função de arte-educador. A atividade como arte-educador possibilitou o ofício com atores e também com não atores, isto é, alunos que não necessariamente são ou pretendem ser artistas, ampliando o leque de trabalho e considerando que antes do artista existe o homem. Nesses 19 anos de atividade, integrou produções em teatro, tevê e cinema, trabalhando como ator e diretor.

Alguns trabalhos de Marapod incluem direção de curtas em vídeo digital, participação na construção de um curso profissionalizante de ator na área de audiovisual, realização de leituras dramatizadas para a programação do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), treinamento de atores, prestação de consultorias para profissionais liberais, realização de vídeo-books e treinamentos específicos, conforme a necessidade, bem como a participação em novelas como Senhora do Destino, Sete Pecados e programas como Estrelas, Linha Direta, TV Xuxa, Faça Sua Estória e Dicas de Um Sedutor, além da direção de atores em sete curtas-metragens.

A formação do ator com Especialização em Audiovisual é o ofício da Escola Nu Espaço. A formação inclui disciplinas que abrangem todos os aspectos de uma formação artística e técnica.

Juliana Rosa

Portal www.uepb.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário