quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMO TODO EXERCÍCIO A PRÁTICA DO CICLISMO TRAZ GRANDE BENEFÍCIO AO ORGANISMO.

Dez motivos para começar a pedalar no verão

Ciclismo reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade

Dez motivos para começar a pedalar no verão Rafaela Martins/
Assim como qualquer outro exercício físico, é preciso seguir uma orientação profissional e tomar cuidado com relação à segurança Foto: Rafaela Martins
Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira de conquistar uma saúde duradoura. E o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável — promessa comum em todo começo de ano.
— Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada — afirma o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, João Vicente da Silveira.
Segundo o médico, pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. Entre os principais benefícios desse esporte está o combate ao estresse e às doenças cardiovasculares, aumento da imunidade, redução de peso e diminuição da pressão arterial.
Porém, assim como qualquer outro exercício físico, o médico lembra que é preciso seguir uma orientação profissional e tomar cuidado com relação à segurança, principalmente quando se pratica na rua.
— É fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete — alerta o médico.
Conheça 10 principais vantagens de andar de bicicleta:
1) Combate estresse e depressão:
As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
2) Melhora nas relações sexuais:
Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.
3) Emagrece:
Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.
4) Proporciona felicidade e bom sono:
O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
5) Reduz colesterol e triglicérides:
Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.
6) Evita o infarto:
Ocorre também a diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.
7) Diminui a pressão arterial:
Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
8) Aumenta a imunidade:
Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
9) Melhora a Respiração:
O esforço das pedaladas aumenta a freqüência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
10) Garante boa forma e fôlego de atleta:
A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Comentar esta matéria Comentários (3)

rodson oldani casanova
Fui até Buenos Aires de Bicicleta em menos de 1 mes...pedalar é muito bom para a saude aliada a sensação de liberdade :D
12/01/2011 | 15h21 Denunciar
Wagner Passos
Gostaria de compartilhar com os editores do site e com os leitores, o documentário "Pedalando por Rio Grande" que dirigi e produzi, registrando uma pedalada da Praia do Cassino até a Ilha dos Marinheiros, na cidade do Rio Grande. Assistam aqui: http://youtu.be/eTAIiqJlcPg
12/01/2011 | 12h11 Denunciar
carlos tadeu da rosa
pedalar prejudica

Nenhum comentário:

Postar um comentário