quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Começa a Olimpíada Brasileira de Astronomia e MOBFOG 2020, nesta quinta, 12

A escola quilombola Firmo Santino da Silva do quilombo Caiana dos Crioulos está cadastrada.


Professora Márcia(UERJ), Professor João Batista Canalle (UERJ), coordenador geral da OBA e o professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), na 61a. Reunião Anual da SBPC, realizada em Manaus-AM.

 Devido à pandemia tivemos que adiar a OBA e MOBFOG de 2020 na esperança de poder fazê-las presencialmente como sempre foi feito. Contudo, devido à excessiva demora na diminuição da pandemia, fomos obrigados a decidir pela realização VIRTUAL DA OBA que ocorrerá nos dias 12 e 13 de Novembro de 2020. A escola deverá optar por um dos dias disponíveis. Contudo, orientamos que se programem para realizar a prova no dia 12 de novembro, pois caso ocorra algum problema de conexão com a internet do aluno, ele ainda terá a possibilidade de realizar a prova no dia 13.

A OBA continua tendo 10 questões, nos quatro níveis, mas sendo virtual será na maior parte dela de múltiplas escolhas. Mantivemos o formato de 7 questões de Astronomia e 3 de Astronáutica, porém em qualquer ordem. Continua com uma única fase. 

A MOBFOG pode ser realizada na forma presencial, mas também há uma opção de foguete virtual, com data limite para lançarem foguetes até o dia 13 de novembro de 2020.

Leia mais

A MOBFOG continua com uma única fase, com data limite igual ao dia da prova da OBA, que será dia 13 de novembro de 2020. Podemos ter escolas já trabalhando na forma presencial em alguns lugares do Brasil, logo, a MOBFOG mantém a forma tradicional onde for possível. Onde for possível, o aluno lança o seu foguete na presença de um adulto que faz a medida da distância entre o ponto de partida e parada do foguete e passa esta distância para o professor responsável pela MOBFOG na escola onde estuda o aluno. O professor faz a digitação dos dados dos alunos e alcances como sempre fizeram, na Extranet da escola (www.oba.org.br/extranet), acessando com login e senha da escola. A Extranet abrirá no dia 14 de Novembro de 2020 para receber os dados dos alunos da MOBFOG, já com seus devidos alcances, seja da modalidade presencial ou da virtual, e permanecerá aberta até o dia 30 de Novembro de 2020. Fique atento e não perca este prazo!

Contudo, temos também uma modalidade da MOBFOG VIRTUAL, ou seja, o aluno precisará projetar um foguete usando o software OPENROCKET.INFO para que alcance o maior apogeu (altura vertical) possível, a partir de certas restrições que daremos. A modalidade de foguete virtual também está aberta aos alunos que podem fazer os lançamentos reais de foguetes, ou seja, o aluno pode participar das duas modalidades, isto é, MOBFOG REAL E DA VIRTUAL e as premiações são separadas. Alunos participantes somente da modalidade virtual não serão convidados para as Jornadas de Foguetes reais.


Mais informações no site da OBA,

http://www.oba.org.br/site/

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário