segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A aula 15-Live de Introdução à Física, ministrada pelo Professor Rafael(RAE-UFCG), acontecerá nesta segunda, 23

Neste vídeo vemos a aula 15 completa, iniciando pela frequência de um diapasão. 

Dando continuidade ao RAE-UFCG, A aula 15-Live de Introdução à Física, ministrada pelo Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta segunda-feira, 23, às 17h, será sobre Hidrostática(Estática de Fluido), tendo teoria, exercícios e uma experiência para verificar o princípio de Arquimedes. Usaremos as seguintes grandezas físicas: Força, pressão, área, volume, altura e densidade.

As próximas aulas desta disciplina serão na quinta-feira, 26, às 10h e na sexta-feira, 27, às 8h, sendo transmitidas pelo blog rafaelrag.

Arquimedes viveu em uma colônia Grega, em Siracusa, em Sicília, na Itália. Ele inventou a alavanca. Quando foi desafiado pelo rei de Cicília, para saber se a sua corroa era de ouro ou falsa. Arquimedes ao tomar banho em uma banheira de um banheiro público, encontrou a solução de medir a densidade da coroa do Rei e saiu gritando nas ruas sem roupa Eureka(encontrei).  

Princípio de Arquimedes

O empuxo, a força exercida em todo corpo total ou parcialmente submerso em um líquido, é igual ao peso do líquido deslocado(P_d=mg).

E=P_d=m_dg=𝞺_dV_d g

Com 𝞺_d a densidade do líquido deslocado, V_d o volume do líquido deslocado e a aceleração da gravidade local, no SI,  g=9,8m/s². Nesta aula, iremos propor uma experiência para medir a densidade de um sólido usando um o princípio de Aquimedes.  

A densidade do mercúrio(Hg) é 13,6 vezes maior do que a densidade da água. Por isso se usa Hg para para medir a pressão local, quem mediu pela primeira vez foi Torricelli, o discípulo de Galileu: 1atm=76cmHG=760mmHg, com atm sendo a abreviatura de pressão da atmosfera Terrestre. Note que até Galileu ainda não era conhecido uma técnica de medir a pressão.

Empuxo e o Dinamômetro


Parte da aula 15:  Princípio de Arquimedes

Na próxima aula utilizaremos o princípio da vazão, para determinar a aceleração da gravidade. 





 Veja como foi a última aula,

https://rafaelrag.blogspot.com/2020/11/aula-18-live-de-introducao-fisica.html

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário